A prefeita de Mogi das Cruzes, Mara Bertaiolli, vistoriou na quinta-feira (11) o terreno que abrigou o antigo escritório do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), localizado na área compreendida pelas avenidas João XXIII, Engenheiro Miguel Gemma e Julio Perotti, no bairro do Socorro. A área possui 8,6 mil metros quadrados e foi reconquistada por Mogi das Cruzes nesta semana, após oito anos de processo paralisado. No local, a administração municipal vai instalar um novo e moderno Complexo Educacional.

“Retomamos esta área nobre, com uma localização privilegiada e que foi esquecida nos últimos oito anos. É um terreno que chega sem custos para Mogi das Cruzes, pois recuperamos um processo de doação e vamos reservá-lo para um Complexo Educacional inovador, com a melhor tecnologia e levando ensino e cultura aos alunos. Este é mais um presente de aniversário para Mogi das Cruzes no mês em que a cidade comemora seus 465 anos”, afirmou a prefeita.

O vice-prefeito Téo Cusatis oficializou a retomada do terreno na quarta-feira (10/9), durante uma audiência realizada no DER, em São Paulo, com o vice-presidente Maurício Máximo. “Foi uma reunião muito produtiva, em que representei a prefeita Mara Bertaiolli e renovamos o convênio, recuperando um projeto que estava parado há oito anos”, disse Téo Cusatis, que participou da reunião ao lado dos secretários municipais João Francisco Chavedar (Planejamento e Urbanismo) e Nilmar de Cássia Ferreira (Obras e Infraestrutura).

Na quinta-feira (11), Mara e Téo fizeram uma vistoria na área ao lado do engenheiro Fernando Satto Nunes de Moraes, da regional de Mogi das Cruzes. A prefeita e o vice observaram o terreno e sua localização privilegiada, a pouco mais de 1 quilômetro de distância do principal shopping da cidade e ao lado de importantes corredores viários, servidos com oferta abundante de transporte coletivo, ligando a região central a áreas densamente povoadas e vetores de crescimento da cidade, como o distrito de Cezar de Souza.

Histórico

As primeiras tratativas para a cessão do terreno do DER ao município foram iniciadas em maio de 2011. Uma audiência realizada no dia 26 de maio de 2011, entre a Prefeitura e a superintendência do DER, abordou a concessão da área. Na ocasião, o objetivo era construir uma unidade do Centro Municipal de Programas Educacionais (seria a terceira unidade do tipo da cidade, na época). Na ocasião, a demanda foi encaminhada ao Departamento Jurídico do DER, para início das tratativas.

O processo tramitou no DER e no Governo do Estado e, no dia 15 de março de 2013, um despacho do então governador Geraldo Alckmin autorizou a cessão da área ao município, com uma área total de 8.639,74 m2. Já no dia 20 de novembro de 2013, o  Termo de Permissão de Uso nº 005 foi emitido para a Prefeitura de Mogi das Cruzes. Nos anos de 2014 e 2015, a área ficou reservada para estudos destinados à instalação de um equipamento de grande porte na área de educação. Já entre 2017 e 2024, a área foi esquecida. A retomada da área, em 2025, devolve ao município uma área privilegiada.