Em sessão ordinária realizada nesta quarta-feira (10), a Câmara de Mogi das Cruzes aprovou o Projeto de Lei Ordinária n.º 173/2025, que autoriza o Poder Executivo a celebrar convênio com o Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Segurança Pública, para o repasse de R$ 240 mil ao município. Os recursos, provenientes serão destinados à aquisição de dois veículos do tipo minivan para uso da Guarda Civil Municipal (GCM). A proposta é de autoria da prefeita Mara Bertaiolli (PL).

Como contrapartida, o município vai investir R$ 24 mil, conforme o cronograma de execução financeira estabelecido no convênio. O projeto também autoriza a administração municipal a realizar adequações e prorrogações no contrato, caso necessário, para garantir o cumprimento de suas finalidades.

"O aprimoramento da qualidade dos serviços de segurança pública, proporcionado por meio da celebração deste convênio, atende a um relevante interesse público, uma vez que impacta diretamente na qualidade de vida dos munícipes. A expectativa é que a aquisição dos veículos contribua para fortalecer a segurança e o bem-estar da população mogiana", destaca o texto aprovado.

"Programa de Amparo Psicológico"

Os vereadores também aprovaram o Projeto de Lei Ordinária n.º 65/2025, que institui o "Programa de Amparo Psicológico" no município. A proposta é de autoria do presidente da Câmara, vereador Francimário Vieira (PL), o Farofa.

O programa visa oferecer suporte psicológico a pais ou tutores legais de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e demais transtornos psicológicos. A iniciativa busca capacitar os responsáveis para lidar com as necessidades específicas desses indivíduos.

Segundo o texto da lei, o programa poderá contar com a atuação de diversos profissionais, como psiquiatras, psicólogos, psicopedagogos e terapeutas ocupacionais. A legislação também autoriza a celebração de convênios e parcerias público-privadas com entidades cadastradas, incluindo instituições de ensino superior, para garantir os atendimentos previstos.

Um dos objetivos centrais da proposta é oferecer apoio aos cuidadores, por meio do ensino de técnicas e metodologias que contribuam para a melhoria da qualidade de vida tanto dos portadores de TEA quanto de seus familiares.

Esportes

Destaque para a Moção n.º 159/2025, com "Votos de Aplausos e Congratulações" ao União Futebol Clube, em comemoração aos seus 112 anos de fundação. A proposta é de autoria do vereador Juliano Botelho (PL). Fundado em 7 de setembro de 1913, entre os marcos da trajetória do clube, destacam-se a construção do campo na rua Casarejos, o título invicto no Campeonato Regional do Setor Norte em 1947 e a conquista da Série B1 do Campeonato Paulista em 2006, que garantiu seu retorno à Série A3. Ex-jogador do clube em 1998, Botelho destacou a importância das ações sociais promovidas pela instituição. "

No âmbito esportivo, também foi aprovada a Moção de Aplausos n.º 148/2025, em reconhecimento à atuação da equipe de Paradesporto do Náutico/SMEL (Secretaria Municipal de Esportes e Lazer) no "Meeting Paralímpico Loterias Caixa – Etapa São Paulo", realizado entre os dias 15 e 17 de agosto na capital paulista. A iniciativa é de autoria do vereador Marcos Furlan (Podemos). Os atletas conquistaram um total de 17 medalhas, sendo 15 de ouro e 2 de prata, representando Mogi das Cruzes em uma competição que reuniu mais de 1.100 participantes de seis modalidades paralímpicas.

Foram homenageados os seguintes atletas:

  • Alini de Oliveira Pinto – Ouro no lançamento do disco e no lançamento do dardo
  • Jaqueline Gonçalves de Oliveira – Ouro no arremesso do peso e no lançamento do disco
  • Carolina Cássia Noronha – Prata no arremesso do peso e no lançamento do disco
  • Edmilson Castelo da Silva – Ouro no arremesso do peso e no lançamento do dardo
  • Felippe Silva dos Santos – Ouro nos 1.500 metros e nos 5.000 metros
  • Jefferson dos Santos Apolinário – Ouro nos 100 metros e nos 200 metros
  • Wilians dos Reis Mineiro – Ouro no arremesso do peso e no lançamento do disco
  • Denis da Silva Ribeiro – Ouro no arremesso do peso e 4º lugar nos 100 metros
  • Ismael Brito dos Santos – Ouro no lançamento do dardo e 4º lugar no lançamento do disco
  • Jonas de Andrade Espanguer – Ouro no arremesso do peso
  • Laudemir Gomes Pereira – 6º lugar no arremesso do peso e 7º lugar no lançamento do disco

O vereador também destacou a importância do trabalho da equipe técnica, sob coordenação da professora Maria de Lourdes da Rocha (Lurdinha), do técnico Edelson Aparecido Paes, do assistente técnico Vitor Anael Santos Costa Silva e das atletas-guia Maria Cléudia Bittencourt e Sueli Rangel de Oliveira Napoli.

Homenagens 

Destaque também para a Moção n.º 156/2025, com "Votos de Aplausos e Congratulações" à Neusa Frederico de Souza, em reconhecimento aos seus mais de 50 anos de dedicação à Coca-Cola FEMSA. A homenagem foi proposta por todos os vereadores, e enaltece a trajetória profissional e pessoal da homenageada, que, aos 71 anos, exerce a função de consultora para Assuntos de Água e Poços. 

Ainda foi aprovada a Moção n.º 157/2025, com "Votos de Aplausos e Congratulações" à equipe do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) pela atuação em ocorrência recente envolvendo uma munícipe em situação de engasgamento. A propositura é de autoria do vereador Felipe Lintz (PL).

Foram homenageados:

  • Silvia Regina Luiz (Rádio Operadora)
  • Vitor Magalhães Marcos (Rádio Operador)
  • Dra. Luana da Cunha Tavares Amaral (Médica Reguladora)
  • Gabriel Machado Cardoso (Condutor)
  • Ana Heloisa de Moraes Aguiar (Enfermeira)
  • Dr. Gustavo Lacerda Marques (Médico Intervencionista)