Região - A Secretaria de Segurança de Mogi das Cruzes informou que a Defesa Civil mantém contato contínuo com a sua contraparte no Estado para o acompanhamento das condições climáticas e o planejamento de ações, e que o órgão também realiza o monitoramento contínuo das áreas consideradas com risco de deslizamentos, inundações ou enchentes no município. "Durante todo o ano, as equipes da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos realizam a manutenção preventiva dos sistemas de drenagem e dos cursos d'água de competência municipal".

A Prefeitura informou que, durante o último período de chuvas no início deste ano, foram registradas ocorrências de alagamentos pontuais. "Em todas as ocasiões, o volume de água escoou pelo sistema de drenagem. Não houve registros de desabrigados ou desalojados no período".

A Defesa Civil de Suzano informou em nota que mantém o monitoramento das suas 43 áreas de risco, e que a pasta de Manutenção e Serviços Urbanos segue com o cronograma de limpeza de valas de drenagem, bueiros, rios e córregos. Em 2020, a cidade registrou nove incidentes, enquanto que neste ano foram dois desde janeiro.

A Defesa Civil de Ferraz de Vasconcelos informou que já está tomando medidas para evitar desastres naturais, como o desassoreamento de córregos e a inauguração da Bacia de Contenção de Águas (o "Piscinão"), ocorrido na última quinta-feira. "A Defesa Civil detalha que a região central é a que mais sofre com a incidência de alagamentos, e uma empresa foi contratada para fazer o mapeamento geológico nos bairros Vila Cristina e Vila São Paulo", informou. A Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos declarou não ter registro de deslizamentos de terra, alagamentos e enchentes na cidade em 2020 e 2021.

A Prefeitura de Santa Isabel informou em nota que vem realizando a limpeza de bueiros e canais de escoamento, poda e supressão de árvores em situação de risco, visitas a áreas de risco, placas informativas sobre potencial de enchentes e deslizamentos, além de uso de alertas à população por mensagens de texto e televisão.

A cidade de Santa Isabel possui mapeadas 68 áreas de risco, sendo oito de alto risco e uma na categoria R4, de "Risco Muito Alto". Em 2021, foram registrados quatro alagamentos, um deslizamento de terra e 14 quedas de árvore, todas elas sem causar prejuízos à comunidade.

A Prefeitura de Itaquaquecetuba informou que atualizaou seu plano de contingência, com a atuação em conjunto de outras secretarias municipais e a lista de locais que merecem maior atenção e que possuem monitoramento em tempo integral, e que vem desenvolvendo ações de limpeza e desassoreamento de córregos, com foco nas áreas já mapeadas. A Defesa Civil também informou que o município faz o monitoramento de áreas onde o despejo de resíduos causam o assoreamento no leito de rios e córregos.

A Defesa Civil de Poá informou que mantém o Plano Verão 2020/2021 com o monitoramento de suas cinco áreas de risco, monitoramento da situação de seu Piscinão, e atendimento à população. Segundo o órgão, no ano passado e neste ano não foram registrados incidentes.