Dirceu do Valle ainda comentou as mudanças necessárias no trabalho dos advogados durante a pandemia de Covid-19. Um dos pontos mais sensíveis foi o acesso do público às sessões nas galerias, que é um direito constitucional, mas que acabou sendo limitado devido à contingência contra aglomerações, permitindo que apenas um magistrado atue presencialmente em regime de plantão, enquanto que outros seguem despachando virtualmente.

"A possibilidade do atendimento virtual dos advogados ao juiz permite a redução de distâncias, e quero crer que este tipo de procedimento seja mantido no período pós-pandemia. A Constituição Federal de 1988 prevê que o advogado seja ouvido, Trabalhamos para que possa ser implantado um formato misto", apontou o advogado.

Um outro exemplo da aplicação deste modelo misto de audiências presenciais e por videoconferência envolve a audiência de réus acusados de crimes, que necessitam de traslado até o Fórum. "Quando pensamos na questão do aparato necessário para que uma pessoa que está em um presídio em outra cidade ou região se desloque até o Fórum, com uso de veículos, escolta, agentes prisionais, envolve toda uma estrutura e recursos financeiros que podem ser melhor investidos", sugeriu. (A.D.)