A Secretaria de Saúde de Itaquaquecetuba divulgou, nesta semana, um balanço dos trabalhos realizados neste ano para celebrar os 465 anos do município, comemorados na última segunda-feira, dia 8 de setembro, marcado por investimentos, novas obras e ampliação no atendimento.

Um dos principais marcos deste ano foi o lançamento do Agiliza SUS, em fevereiro. O programa, que é pioneiro na região, ultrapassou a meta de 35 mil atendimentos, chegando a quase 37 mil. Já na segunda fase, iniciada em julho, o programa soma 44 mil procedimentos realizados nas UBSs, uma forma de descentralizar os atendimentos, garantindo acesso mais rápido à saúde com consultas, exames de imagem, coletas laboratoriais e ações de prevenção.

Além do programa, a cidade também avançou em novas estruturas: a USF Miray passou a atender 15 mil pacientes por mês após a reforma. Já a UBS Recanto Mônica, que foi totalmente repaginada, está estruturada para realizar 7 mil atendimentos mensais.

Na área da vigilância em saúde, os números também mostram resultados. Entre janeiro e junho foram feitas 126 inspeções em comércios de alimentos, 213 em drogarias, 124 em consultórios odontológicos, além de fiscalizações em creches, salões de beleza e estabelecimentos diversos. As ações resultaram em 43 autos de infração, nove interdições, 27 advertências e cinco multas.

“É um momento histórico para a saúde de Itaquá. Nunca recebemos tanto investimento e a população nunca foi tão bem assistida como agora. São 465 anos de muita evolução e com a saúde em dia”, afirmou o secretário de Saúde e Assistência Social, Gabriel Rocha.

O prefeito Eduardo Boigues reforçou que a saúde é prioridade: “Neste aniversário, temos muito a comemorar. Nosso segundo mandato está focado na saúde, como prometido. Estamos levando atendimento de qualidade para a ponta.”

Serviços 

Neste sábado (13), das 9h às 15h, a Secretaria de Saúde vai levar o programa Saúde Itinerante para dois bairros. A equipe estará no Jardim Odete (estrada de São Bento, 5050) e nos dias 21 e 27, no mesmo horário, no Parque Recanto Mônica (rua Manduri, 270, e rua Parapuã, 359, respectivamente).

A ação oferecerá todas as vacinas do calendário e testagem para HIV, sífilis e hepatites B e C. Para ser atendido, é necessário apresentar RG, CPF e a caderneta de vacinação. 

O secretário Gabriel Rocha destacou que o programa contribui para manter a carteira de vacinação em dia e prevenir doenças.