A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo vai promover neste ano a 1ª edição da Feira Literária de Mogi das Cruzes (Flimc). O evento, que está neste momento em fase de elaboração, visa reunir a exposição e venda de livros, aliadas à espetáculos artísticos e encontros com autores. Em função do coronavírus (Covid-19) o planejamento é para que ela ocorra de forma remota.
A proposta é que o evento seja aberto no dia 17 de setembro e se estenda até 3 de outubro. A Flimc terá abrangência nacional, deve ser realizada em caráter anual e se empenhará na promoção da mais ampla diversidade de escrita e na garantia do acesso dos vários públicos, buscando junto dos livreiros valores acessíveis de exemplares e serviços.
Após a elaboração do projeto básico, que é o estágio atual do processo, a previsão é que, entre maio e junho, comecem a ser abertos editais, convites e chamamentos, para aqueles que tiverem interesse em participar do evento.
A Flimc emerge do encontro de anseios da classe artística pela difusão da produção local, com o propósito da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, de tornar Mogi das Cruzes uma cidade leitora e um referencial na aplicação prática de políticas públicas efetivas que garantam os direitos culturais e ampliem os horizontes da população.
Ela também tem como propósito promover a leitura, garantir a emancipação criativa e econômica de artistas, intelectuais e profissionais do universo do livro e da leitura e enaltecer a produção artística e cultural de Mogi das Cruzes, do Alto Tietê e da Grande São Paulo.