A prefeita Mara Bertaiolli assinou nesta segunda-feira (8) o chamamento público para a contratação da nova Organização Social (OS) que assumirá o atendimento veterinário público em Mogi das Cruzes, incluindo a gestão da Clínica Caramelo e um novo hospital veterinário 24 horas para ampliar o atendimento aos pets no município. A previsão de abertura para a nova unidade é entre outubro e novembro deste ano. Recentemente, houve boatos de que o atendimento da clínica seria suspenso, mas o que ocorreu a entidade responsável pediu a rescisão do contrato. 

O novo hospital, segundo a Prefeitura, deve fortalecer a rede de serviços gratuitos voltados à causa animal, garantindo maior alcance para a população. A prioridade no atendimento será para moradores da cidade, famílias de baixa renda e inscritos no CadÚnico, além de ONGs de proteção animal, protetores independentes e animais em situação de risco ou vulnerabilidade.

De acordo com a administração municipal, a unidade hospitalar contará com uma estrutura mais completa, com maior capacidade de atendimento, que será exclusivo para cães e gatos. No local, que ainda não foi definido, a população terá acesso à serviços como consultas, cirurgias com internação, anestesia, serviços laboratoriais e procedimentos e diferentes exames de imagem. 

“Mogi das Cruzes vai, sim, continuar respeitando seus pets, mas principalmente dando a eles e as pessoas que trabalham com os animais condições para que nossos pets sejam atendidos 24 horas e com muita qualidade”, declarou Mara. O vice-prefeito Téo Cusatis também participou do anúncio.

SPMV e problemas jurídicos

A prefeita esclareceu que, inicialmente, a contratação de uma nova OS não estava nos planos. Contudo, a Organização Social Sociedade Paulista de Medicina Veterinária (SPMV) — instituição que atualmente gerencia o atendimento da Clínica Caramelo — solicitou a rescisão do contrato de prestação de serviços. Diante disso, a administração municipal afirmou que viu a oportunidade de ampliar o atendimento veterinário gratuito na cidade com a abertura do chamamento para a clínica e um novo hospital 24 horas.

A SPMV vem sendo investigada pelo Ministério Público por supostas irregularidades. O secretário de Assuntos Jurídicos de Mogi, Filipe Hermanson, explicou que os problemas jurídicos estão relacionados à serviços prestados pela OS em Ferraz de Vasconcelos.  

O contrato com a nova OS terá duração de até 5 anos, podendo ser estendido. A prefeita garantiu que, mesmo com o processo de troca das organizações, os atendimentos na Clínica Caramelo não serão interrompidos. Ela explicou que a decisão de encerrar o contrato aconteceu de forma consensual e que a SPMV continuará prestando os serviços até o dia 20 de outubro.

Presenças 

A assinatura de assinatura do chamamento também contou com a presença da chefe de gabinete Neusa Marialva; os secretários de Meio Ambiente e Proteção Animal, Patricia Cesare, e de Assuntos Jurídicos, Filipe Hermanson; o presidente da Câmara de Mogi, Francimario Vieira, o Farofa; e os vereadores Edson Santos, Mauro de Assis Margarido (Maurinho do Despachante), Antonio José Da Silva Neto (Tonhão de Jundiapeba), Osvaldo Silva e Johnny Fernandes da Silveira (Johnny  da Inclusão). 

*Texto supervisionado pelo editor.