O prefeito de Suzano, Rodrigo Ashiuchi (PL), acompanhado do secretário municipal de Planejamento Urbano e Habitação, o arquiteto Elvis Vieira, foi um dos palestrantes no encontro online "O setor das Smart Cities no Brasil: Desafios e Oportunidades", promovido pelas Câmaras de Comércio Brasil-Espanha e Brasil-Catalunha. A webinar ocorreu ontem e contou com a participação de empresários europeus e brasileiros.
Logo após as boas-vindas, por parte do presidente da Câmara Brasil-Catalunha, Javier Mirallas, e de representantes da Câmara Brasil-Espanha, Ashiuchi pôde apresentar a cidade, em números, e também os avanços nos últimos anos. "Suzano tem 206 quilômetros quadrados e abriga pouco mais de 300 mil habitantes. Estamos situados na região metropolitana, com fácil acesso às principais rodovias, aeroportos e portos, tendo como diferencial o porto seco da Cragea (Companhia Regional de Armazéns Gerais e Entrepostos Aduaneiros)", disse.
Ainda em sua fala, o chefe do Executivo suzanense destacou o parque industrial e a gama comercial que a cidade tem, com impulsionamento da geração de emprego nos últimos quatro anos e colocando Suzano no topo do ranking no Alto Tietê, uma vez que o município detém cerca de 60% das vagas abertas no mercado de trabalho entre 2017 e 2020.
"Nossa cidade tem se destacado em diferentes setores, sendo considerada uma das cinco que mais avançaram no País, a primeira no Estado de São Paulo, segundo levantamento 'Desafios da Gestão Municipal', elaborado pela consultoria Macroplan e publicado na Revista Exame. Também aparecemos como a 15ª melhor em saneamento básico do País e na 39ª posição quando o assunto é 'Cidades Inteligentes', conforme apontam o SindiTelebrasil e o Portal Teleco", detalhou.