Suzano deu início na noite de ontem à campanha de imunização dos profissionais da saúde contra o coronavírus (Covid-19). Em todo o Alto Tietê, a remessa de quase 15 mil doses começou a chegar no início da noite de ontem, com os primeiros enfermeiros, médicos e técnicos de enfermagem a receberem a dose da vacina Coronavac. Além de Suzano, Mogi também deu inicio à campanha de vacinação, outras cidades devem começar às imunizações ainda hoje.
A primeira suzanense a receber a vacina foi Geraldina Cristina Gabriel, 42 anos, enfermeira e gerente da Unidade Básica de Saúde (UBS) Dr. André Cano Garcia, no bairro Cidade Boa Vista. Moradora do Jardim Graziela, Geraldina faz parte do grupo de risco por ser portadora de hipertensão arterial. A ação ocorreu no Cineteatro Municipal Wilma Bentivegna, com a presença do prefeito de Suzano Rodrigo Ashiuchi (PL).
Ashiuchi reforçou que a vacina é uma vitória para a região, mas cuidados devem ser mantidos. "Hoje, 20 de janeiro, Dia de São Sebastião, padroeiro de Suzano, vai ficar para a história de nossa cidade com a primeira vacina aplicada contra a Covid-19. Agradeço a todos pelo empenho e seguimos nessa empreitada de imunização. Depois de quase um ano de luta, é com muita alegria que compartilhamos este momento. A enfermeira Dina representa todos os trabalhadores da Saúde, que são os verdadeiros heróis dessa história", declarou o prefeito.
Para o secretário municipal de Saúde, Pedro Ishi, a escolha da enfermeira deve-se ao fato também do trabalho aos finais de semana nos plantões de Pronto Atendimento, que está sendo realizado na UBS do Boa Vista. "Temos uma grande população na região norte de Suzano e a Dina tem desempenhado um papel fundamental na gerência da unidade, que, além de ser referência no distrito do Boa Vista, tem recebido muitos pacientes", explicou.
O anúncio da vinda das quase 15 mil doses da Coronavac para o Alto Tietê foi feito no início da manhã de anteontem pelo Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat). A distribuição foi feita por um caminhão da Secretaria de Estado da Saúde, que partiu do centro de distribuição do Ministério da Saúde localizado em Guarulhos no final da tarde de ontem. Devido aos protocolos logísticos, as entregas foram feitas em oito cidades da região entre o final da tarde e início da noite.
No total, foram enviadas para as dez cidades do Alto Tietê 14.920 doses, não contando as doses para Guarulhos e Santa Branca. Na região, Mogi das Cruzes é o município que recebeu a maior parcela, com 5.240 doses, enquanto que Suzano recebeu 2,8 mil doses. Já as cidades de Itaquaquecetuba, Ferraz de Vasconcelos e Poá tiveram acesso, respectivamente, 1.880, 1.840 e 1.440 unidades da vacina.
Mogi
Em Mogi, primeiro morador a ser vacinado contra a Covid-19 é o enfermeiro Davi Chaves de Oliveira, 49 anos. O ato foi acompanhado pelo prefeito Caio Cunha (Pode) e pelo secretário de Saúde Henrique Naufel. Davi é mogiano e é enfermeiro há mais de 20 anos, e trabalha desde 2018 no Hospital Municipal de Mogi, no setor dedicado a pacientes do coronavírus.