Ressaltando as dificuldades da eleição do último domingo e se mostrando gratos com os eleitores pelo reconhecimento dos trabalhos feitos nos últimos quatro anos, vereadores reeleitos prometem intensificar o contato da Câmara com a população e veem a renovação de 60% do plenário como saudável.
Dos 23 atuais vereadores, apenas nove conseguiram permanecer no cargo. São eles: Clodoaldo de Moraes (PL); Mauro de Assis Margarido (PSDB), o Maurinho Despachante; Edson Santos (PSD); Pedro Komura (PSDB); Francimário Vieira (PL), o Farofa; Fernanda Moreno (MDB); Iduigues Martins (PT); Otto Rezende (PSD); e Marcos Furlan (DEM).
Para o mais votado dentre eles, a eleição "inédita" foi difícil por conta da pandemia e da situação tumultuada em que a Câmara se encontra, na qual seis vereadores estão sendo investigados por corrupção. Moraes entende que o período de pouco menos de três anos em que foi secretário de Desenvolvimento Econômico aumentou ainda mais sua popularidade e estreitou a relação com os eleitores. "Figuras importantes não se reelegeram nesta eleição difícil. O que levamos deste pleito é essa onda de renovação que teve na Câmara, eu fico feliz de estar presente nesse momento", disse.
Já para Farofa, vereador que cumpre segundo mandato na Câmara, o importante é dar continuidade ao trabalho desenvolvido na primeira gestão que foi pautado na busca de parcerias e recursos junto aos deputados da região e de seu partido. "Foi uma disputa muito acirrada. Ainda assim, me sinto muito honrado com os 2.336 votos recebidos e a oportunidade de continuar pela segunda vez como vereador de Mogi", disse.
Questionado sobre a importância da renovação na Câmara Municipal, o parlamentar Maurinho Despachante classificou como "positiva" para a cidade, que precisa de novas ideias. "O momento nacional pede isso, o que vimos aqui é um reflexo do que ocorre no Brasil", explicou.
Prometendo manter o papel fiscalizador na Câmara, Iduigues pretende, com a renovação, participar de mudanças no Legislativo, como a alteração do horário das sessões para o período noturno e a ampliação na quantidades de audiências públicas.(F.A.)