A preocupação com a segunda onda de contaminações e mortes pelo novo coronavírus na Europa é legítima. Isso porque, na última quarta-feira, quatro novas regiões da Itália entraram na zona vermelha com isolamento e normas mais restritivas para barrar a Covid-19. Calábria, Lombardia, Piemonte e Vale de Aosta receberam a classificação de maior atenção.
Na França, a situação também preocupa. Na semana passada, foi anunciado lockdown parcial, com multa equivalente a R$ 900 para quem desrespeitar o isolamento. Bares, restaurantes e lojas que não sejam de primeira necessidade ficarão fechadas.
As medidas restritivas na Alemanha e na Polônia, por exemplo, são mais rígidas do que no início do ano, quando os países viviam a primeira onda da Covid-19.
Hans Kluge, diretor regional da Organização Mundial da Saúde (OMS) disse que a Europa voltou a ser o epicentro da pandemia. "Corro risco de soar alarmista, mas eu devo expressar nossa preocupação que é muito real", disse. (F.A.)