O prefeito Rodrigo Ashiuchi (PL) se reelegeu em Suzano com o segundo maior percentual de votos do Estado de São Paulo. Entre os municípios como possibilidade de realização de um 2° turno - aqueles com mais de 200 mil eleitores - Suzano registrou na eleição de anteontem uma vitória consolidada por 77,8% dos votos, o maior do Alto Tietê e o segundo maior do Estado, ficando atrás apenas de Barueri, cidade a oeste da Grande São Paulo, onde o percentual foi de 85,35% para Rubens Furlan (PSDB), reeleito no município.
O prefeito suzanense se reelegeu com 110.001 votos, o que corresponde a 77,8% do total de válidos, a maior porcentagem do Alto Tietê.
Durante a comemoração da vitória em uma live no Facebook, Ashiuchi ressaltou que o resultado obtido certamente seria um dos mais expressivos do país e histórico em Suzano atribuindo a conquista ao modo como sua gestão conquistou o coração do suzanense. "As urnas ratificaram o trabalho que fizemos de entrega de obras paradas e principalmente de reconstrução da alma do suzanense. Esse resultado bastante expressivo de votos que nossa equipe recebeu mostra que estamos fazendo um trabalho muito forte e que vem dando certo", celebrou.
Na votação deste domingo, em Suzano, 165.954 dos 217.959 eleitores aptos a votar compareceram às urnas e a quantidade de votos recebidos por Ashiuchi supera até mesmo a soma de cidades mais populosas da região. O prefeito suzanense recebeu 110.001 votos, já o prefeito eleito de Itaquaquecetuba, o delegado Eduardo Boigues (PP) teve 94.604 votos e o candidato mais bem colocado em Mogi das Cruzes, o atua prefeito Marcus Melo (PSDB) teve 81.555 votos. Melo conseguiu um percentual de 42,3% dos votos válidos e vai disputar o segundo turno com Caio Cunha (Podemos), que obteve 28,3% dos votos. Em Itaquá, Boigues teve 62,1% da preferência do eleitorado.
Em todas as frentes possíveis, o resultado obtido por Ashiuchi é expressivo. Juntos, os adversários do prefeito tiveram menos votos do que o total de abstenções, 52.005 suzanenses aptos não votaram. Somados os candidatos Israel Lacerda (PSL), Jorginhos Romanos (DEM), Lisandro (Avante), Derli Dourado (PT) e Professor Rodrigo Assis (PC do B) angariaram 31.382 votos.
Com o resultado desta eleição, é possível verificar que o maior adversário do atual prefeito foram os votos nulos e brancos, que individualmente conseguem superar até mesmo o segundo colocado. Foram 14.690 votos nulos, cerca de 8,85% do total de votos, e 9.881 votos em branco, Israel Lacerda, o segundo colocado, teve 8.579 votos, 6,07%.
*Texto supervisionado pelo editor.