Para a votação da eleição municipal, que terá o 1° turno realizado hoje, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) reafirmou que a entrada nas zonas eleitorais será permitida apenas aos eleitores que estiverem utilizando máscara de proteção.
O uso do item de prevenção contra o coronavírus já é obrigatório em muitas cidades do país, sendo exigido para entrada em estabelecimentos públicos e privados. Com as zonas eleitorais não será diferente, informou o TRE. A medida visa mitigar a disseminação da Covid-19 e preza pela proteção de todos os eleitores, em especial aqueles que pertencem ao grupo de risco e, portanto, mais vulneráveis ao agravamento da doença. Há também a necessidade de garantir a segurança das pessoas que vão trabalhar como mesários na eleição.
Apenas nas cinco cidades mais populosas do Alto Tietê - Mogi das Cruzes, Itaquaquecetuba, Suzano, Ferraz de Vasconcelos e Poá - 17,5% do eleitorado, isto é, mais de 176 mil eleitores possuem 60 anos ou mais. Idosos fazem parte do grupo de risco e estão entre os mais afetados pela pandemia.
Além da obrigatoriedade do uso de máscara durante a votação, outras medidas também foram adotadas para proteger os eleitores, entre elas, o distanciamento de pelo menos um metro dos mesários e votantes. Álcool em gel também será disponibilizado para que todos eleitores possam higienizar suas mãos antes e depois de utilizar a urna eletrônica.
O horário para votação também foi ampliado para evitar aglomerações e será das 7 às 17 horas. Dentro disto, um horário preferencial foi definido entre 7 e 10 horas, para os eleitores com 60 anos ou mais de idade. Apesar da preferência, este horário não é exclusivo e nem obrigatório, sendo assim, ainda será possível para qualquer idoso votar depois das 10 horas, caso necessário ou conveniente.
Neste ano, além da máscara, para votar será exigido um documento oficial com foto. Pode ser a carteira de identidade, passaporte, carteira de categoria profissional reconhecida por lei, certificado de reservista, carteira de trabalho ou carteira nacional de habilitação.
*Texto supervisionado pelo editor