Para o próximo ano, um novo currículo educacional foi elaborado pela Secretaria Municipal de Educação. As prioridades são as habilidade fundamentais que deveriam ser consolidadas neste ano letivo, de acordo com o rendimento dos alunos nas avaliações realizadas.
Segundo a secretária municipal de Educação, Juliana Guedes, as disciplinas Matemática e Língua Portuguesa já foram concluídas ao longo do ano com as aulas online, restando Artes, Ciências da Natureza, Educação Física, Geografia e História, que serão concluídas ainda neste mês, para que as férias de janeiro sejam respeitadas.
Em fevereiro de 2021, haverá a realização de uma Avaliação Municipal das Aprendizagens, considerada como diagnóstica. Outras dois testes do tipo serão realizados ao longo de 2021, em julho e novembro. Além disso, serão elaboradas atividades propostas de acordo com a priorização curricular. Para isso, serão distribuídas as Lições Unificadas paras as Aprendizagens (Lupa), material construídas a partir da modalidade organizativa sequência didática para subsidiar professores na recuperação das aprendizagens dos estudantes do Ensino Fundamental.
"A aprendizagem em 2020 foi avaliada de maneira satisfatória", disse a secretária com base nos testes realizados com alunos, que tiveram 80% de acertos, em média. "Porém, sabemos que o ensino a distância deixa lacunas", ponderou. A secretária informou, ainda, que as mudanças curriculares impactarão em mais duas horas semanais de aulas no ano que vem.
 Formação
Para os gestores e professores, serão realizados cursos de formação online, em dezembro. Aos professores, os cursos são de formação integrando a priorização curricular, já para os gestores, os cursos serão baseados em subsídios para o acompanhamento pedagógico. (F.A.)