Faça uma pesquisa de preços por meio de aplicativos e sites de comparação de preços.
Cuidado com as ofertas apresentadas via e-mail e ou nas redes sociais, faça sempre a consulta da página oficial da loja.
Verifique se o site é brasileiro, cuidado com os que tem apenas a extensão ".com".
Verifique o preço do frete. Nas compras feitas em sites, após escolher o produto ou serviço, verifique se o preço será alterado no carrinho virtual ou se o valor do frete é muito mais alto que o habitual.
Dê preferência a lojas conhecidas e com boas referências.
Desconfie de preços muito baixos.
Procure no site a identificação da loja (razão social, CNPJ, endereço e telefone), tenha preferência por fornecededor reconhecidos ou indicados por amigos e familiares.
Guarde todos os registros de sua compra, como e-mail e eventual conversa, via chat.
Consulte a lista de sites que devem ser evitados. (http://sistemas.procon.sp.gov.br/evitesite/list/evitesites.php)
Nas compras feitas fora do estabelecimento comercial (por telefone, em domicílio, telemarketing, catálogos, internet), o consumidor tem prazo de sete dias para o desistir da operação, sem precisar apresentar justificativa. O período é contado a partir da data de aquisição do produto ou de seu recebimento.