O Hospital Santa Maria de Suzano confirmou a retomada das cirurgias e de toda a sua estrutura com capacidade total e um remanejamento na logística de utilização de leitos para garantir a realização de procedimentos, sobretudo de média e alta complexidade, assegurando dessa maneira que os pacientes permaneçam recebendo a melhor assistência e não adiem mais seus tratamentos.
Na prática, a rotina normal voltou com toda a segurança para os pacientes. A instituição considera importante permitir o acesso a intervenções que foram suspensas por causa da pandemia, mas consideradas importantes para eliminar outras patologias, evitando situações de urgência e emergência nos próximos meses.
A instituição reforçou o Programa Cirurgia Segura, baseado em uma série de medidas para garantir a saúde e o bem-estar dos beneficiários. Um desses exemplos ocorreu recentemente com a realização de cirurgia inédita em Suzano para a correção de deformidades na coluna. Quem se submete a quaisquer intervenções passa por teleconsulta no dia anterior à internação, realizando amplo questionário sobre estado de saúde e doenças preexistentes.
O Hospital Santa Maria segue o planejamento de reduzir, à medida que a ocupação de leitos por pacientes com coronavírus (Covid-19) vem caindo, e seguindo critérios técnicos, os leitos para combater a pandemia, mas mantendo os protocolos adotados antes do surgimento dos primeiros casos, incluindo fluxo, Pronto Atendimento Respiratório, ala para internações e Unidade de Terapia Intensiva (UTI) exclusivos.