Foi sepultado nesta terça-feira, 26 de agosto, em Mogi das Cruzes, o reverendo Willis Gordon Stitt, fundador da Associação Brasileira de Ensino, Cultura, Assistência e Religião (Abecar) e Igreja Bíblica Brasileira (IBB). Próximo de completar 98 anos, faleceu no último domingo (24) por causas naturais, em casa.

Nascido em Quenemo, Kansas (Estados Unidos), em 7 de novembro de 1927, onde residiu até os dez anos de idade. Posteriormente, mudou-se com sua família para Lyndon, Kansas, e em 1941 transferiu-se para Eskridge, Kansas, local em que concluí o ensino médio em 1945, período correspondente à Segunda Guerra Mundial. Ingressou como voluntário no Exército Americano, servindo até julho de 1948. Após este tempo, cursou a faculdade com auxílio de uma bolsa militar. Ao concluir a graduação, trabalhou por aproximadamente dois anos e sentiu o chamado vocacional para o ministério.

Realizou estudos teológicos no Texas e na Pensilvânia, exerceu a função de pastor por um período e, posteriormente, fundou a organização Mocidade Para Cristo, atuando por cerca de cinco anos no estado do Kansas. Participou de um congresso missionário em São Paulo em 1955 e, após retornar ao Kansas, sentiu novamente o chamado para atuar como missionário, desta vez no Brasil.

Fundando a Missão Evangelical Enterprises, partiu rumo ao Brasil, onde realizou um curso intensivo de conversação em língua portuguesa. Casou-se com Neusa Ruiz, natural de Campinas, e residiu por um ano em São Paulo, enquanto buscava o local adequado para estabelecer o ministério proposto. A direção divina conduziu-o a Mogi das Cruzes, onde, pela fé, adquiriu uma propriedade de dez alqueires e iniciou, juntamente com a esposa, diversos trabalhos ministeriais.

Conhecido por sua trajetória incansável como missionário, professor de teologia e diretor da Abecar, reverendo Willis Gordon Stitt, faleceu deixando um legado inestimável em Mogi das Cruzes e em diversas regiões do país; impactou gerações com sua fé e sua visão cristã. Em 2015 recebeu o Título de Cidadão Mogiano.

Abecar e IBB

Em fevereiro de 1959, Willis e Neusa Stitt fundaram os Ministérios da Igreja Bíblica Brasileira em Mogi das Cruzes, após adquirirem por fé uma propriedade não desenvolvida de 60 hectares. Dessa iniciativa, originaram-se seis departamentos, estabelecidos no início da fundação do Ministério ABECAR, anteriormente conhecido como Missão Bíblia Berean.

A primeira igreja foi constituída em 1959 a partir do trabalho com trabalhadores do carvão e moradores das colinas da Serra do Itapeti, que, após aceitarem Cristo na residência dos Stitt, foram batizados e formaram a primeira Igreja Bíblica do Brasil, registrada oficialmente em 1962, possuindo sede própria no bairro da Ponte Grande em Mogi, local em que parentes e amigos se despediram dele nesta terça-feira.

A Abecar continua ativa com a Faculdade de Teologia (FTA), o Acampamento Abecar e o Projeto Fazendo Diferença - com a missão de contribuir para a criação de condições e orientações que propiciem às futuras gerações alcançando crianças e pré-adolescentes de 6 a 11 anos- , a Associação Nacional das Igrejas Bíblicas Brasileiras (ANIBB) e Igreja Bíblica Brasileira (IBB).

 Hoje o legado da trajetória da Abecar está sob a responsabilidade do pastor e doutor em Teologia Leandro Tarrataca, casado com Julie Stitt, uma das filhas do reverendo Willis.