As avaliações que estão sendo realizadas por alunos do 1º ao 5º ano da rede municipal de Mogi das Cruzes para medir o qualidade do aprendizado durante a quarentena foram prorrogadas até domingo pela Secretaria Municipal de Educação. O antigo prazo para que os estudantes pudessem acessar e responder as provas online de Língua Portuguesa e Matemática havia terminado no último sábado, quando também era esperado pela Prefeitura a adesão de 25.151 alunos.
No entanto, até a primeira data estipulada para o fim das avaliações, somente 14.029 estudantes responderam as avaliações. Isso equivale a uma adesão de 55,7% da expectativa total. O primeiro dia para a realização das provas foi quarta-feira passada, quando os exames foram disponibilizados no "Simulados", plataforma já utilizada pelos docentes com os alunos.
"Identificamos que para a realização da prova é importante o acompanhamento de um adulto e muitas famílias ainda não acreditam no instrumento digital de avaliação, vamos ampliar o prazo para que os alunos façam a avaliação pelo sistema", explicou ontem a secretária municipal de Educação, Juliana Guedes.
Os alunos que concluíram a prova até o sábado passado são parte de 78 unidades de ensino sobre responsabilidade da prefeitura. Em relação à média de erros e acertos, o resultado foi positivo. Isso porque, no geral, o percentual de acertos foi de 84,3% e 15,7% de erros.
Dentro do contexto de pandemia de coronavírus (Covid-19) e considerando o ensino remoto e emergencial, a média foi considerada como "muito boa" pela Secretaria Municipal de Educação. Isso significa que, apesar das dificuldades encontradas, os estudantes estão correspondendo bem à aprendizagem esperada durante o período da pandemia.
Os alunos que estão cursando o 1º ano recebem uma prova com dez questões e os estudantes do 2º ao 5º ano, uma caderno com 12 questões. A organização para a realização da prova, como o tempo em que os alunos levam para respondê-la ou as questões que devem responder primeiro, é feita pela família de cada estudante.
Suspensão
Conforme já publicado pelo Mogi News, a Prefeitura decidiu, na quarta-feira passada, prorrogar a suspensão das aulas presenciais da rede municipal, estadual e particular até o dia 6 de novembro.
Inicialmente, o impedimento do retorno das aulas iria até 7 de outubro, mas, devido aos resultados da testagem da Covid-19 realizada pelo poder Executivo aos alunos da rede pública, a suspensão foi mantida.