A Secretaria de Manutenção e Serviços Urbanos de Suzano informou que teve início a aplicação da camada definitiva de asfalto na avenida Brasil, essa etapa da obra começou na segunda-feira passada. O capeamento ocorre na base, já feita com o material "binder" sobre o paralelepípedo existente na via, a partir do trecho ao lado do viaduto Ryu Mizuno, no Jardim Imperador. O prazo para conclusão de toda a obra é até primeiro semestre de 2021, mas a intenção é de que aconteça ainda neste ano. Até o momento, cerca de 50% das intervenções já foram concluídas.
Mesmo com a aplicação do asfalto, outras ações pontuais têm continuidade na avenida, que é a principal ligação da cidade com a vizinha Poá. Trabalhos na base do pavimento com "binder", reparos em guias e sarjetas e adequações nas bocas de lobo e nas galerias ocorrem de maneira concomitante. A pasta explicou que por ter 3,4 mil metros de extensão (somando os dois sentidos) e ser bastante larga, a avenida permite que os serviços sejam realizados ao mesmo tempo. Além da atuação da Prefeitura de Suzano, a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) promove na via a implantação de tubulação como parte da ampliação do sistema de coleta de esgoto.
A obra de pavimentação da avenida Brasil teve início em 20 de julho e é realizada pela empresa ObraMix Ltda. desde o viaduto Ryu Mizuno até a ponte do rio Guaió, no limite com Poá. A capa asfáltica, quando pronta, terá cinco centímetros de espessura. O canteiro central ainda passará por revitalização, com pintura e paisagismo, e haverá reforço da sinalização de trânsito e substituição da iluminação pública. Ao todo, o investimento é de R$ 5.893.218,73, dos quais R$ 4 milhões são recursos do governo do Estado e o restante de contrapartida da Prefeitura de Suzano.