Os comerciantes do Alto Tietê estão na expectativa de mudança para a fase verde do Plano São Paulo, que poderá ser anunciada hoje no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo paulista. A mudança permitirá a ampliação da capacidade de atendimento dos estabelecimentos de 40% para 60% e a realização de eventos se permanecer 28 dias consecutivos na nova fase.
Mas, para a mudança ocorrer, a região precisa atender certos requisitos e pode ser barrada pelo aumento no número de casos de coronavírus (Covid-19).
Os indicadores de evolução, os casos, óbitos e internações precisam ter variação inferior a 1,0. De acordo com levantamento extraoficial, a região está com uma variação de 1,16, o que pode significar a permanência do Alto Tietê na fase amarela até a próxima avaliação, no mês seguinte.
As notícias são mais positivas para outros indicadores como o número de óbitos nos últimos 14 dias. A exigência para mudança de fase é 5,0 óbitos por 100 mil habitantes, neste critério a região teve um resultado dentro do exigido. A variação de óbitos ficou em 0,88.
No momento, o cálculo indica 4,5 mortes por 100 mil habitantes o que representa um avanço, considerando que no último balanço, realizado pelo governo do Estado, a taxa de mortalidade da Covid-19 na região atingia 5,6 pessoas por 100 mil habitantes.
Os indicadores possuem pesos diferentes, o que torna difícil prever qualquer mudança. O resultado oficial só será conhecido na coletiva de imprensa que tradicionalmente tem feito os apontamentos e atualizado as condições da região e do Estado diante da pandemia.
Ainda que a mudança não ocorra como esperado, nada impede que novas flexibilizações sejam dadas dentro da fase atual. Isso já ocorreu anteriormente. A fase amarela já foi mais restrita, inicialmente só era permitido que os estabelecimentos funcionassem por seis horas diárias. Sem que nenhuma mudança de fase fosse determinada, o governo do Estado permitiu o funcionamento diário por até oito horas.
Além disso, bares, restaurantes e lanchonetes também receberam flexibilizações dentro da fase amarela como a permissão para este setor abrir no período noturno, desde que não ultrapassasse o horário limite estabelecido às 22 horas.
*Texto supervisionado pelo editor.