Com o objetivo de reforçar a principal forma de prevenção contra a propagação de coronavírus (Covid-19), as rodovias do Alto Tietê não terão, mais uma vez, expectativas de quantidade de veículos durante o feriadão de 7 de setembro, o que não deve impedir os turistas de viajar às praias acessadas pela rodovia Mogi-Bertioga (SP-98). A Ecopistas, que administra o corredor Ayrton Senna/Carvalho Pinto (SP-70) e o Departamento de Estradas de Rodagem (DER), que fiscaliza a Mogi-Bertioga, não definiram estimativas de automóveis durante o feriado nacional da próxima segunda-feira, quando se comemora a Independência do Brasil.
Portanto, não há previsão para a região cujo o número de confirmações do coronavírus já ultrapassou a marca dos 22.500. Isso porque, ambas continuam incentivando a necessidade de permanecer em casa e evitar aglomerações. Em períodos de feriados, em épocas normais, é comum que as pessoas viagem principalmente para praias próximas da região, com familiares ou amigos.
Por este motivo, o DER não delimitou estimativas de veículos que devem transitar pela SP-70. "Não haverá operação especial de contagem no feriado da Independência do Brasil. A recomendação é que as pessoas evitem viajar para manter o distanciamento social e evitar a disseminação do Covid -19", frisou a estatal.
O mesmo afirmou a Ecopistas, quando explicou que não há como estimar o tráfego de veículos. "Em conjunto com a Artesp (Agência de Transportes do Estado de São Paulo), a concessionária terá nos painéis de mensagens com variáveis orientações para evitar aglomerações e fazer o uso de máscaras".