Os cartórios do Alto Tietê estão realizando atendimentos presenciais por meio de agendamentos. O objetivo é evitar aglomerações e mitigar os efeitos da pandemia do coronavírus (Covid-19). O agendamento pode ser efetuado por meio de telefonemas ou pelo site dos estabelecimentos. Os responsáveis de cartórios entrevistados pela reportagem comunicaram que estão recebendo um cliente por vez a cada 15 minutos.
Apesar da possibilidade de agendamento, os estabelecimentos ainda recebem clientes que não marcaram hora, mas nesses casos, como de costume, é necessário aguardar em fila para solicitar serviços ofertados pelos estabelecimentos, como reconhecimentos de firma, autenticações, escrituras, procurações, protestos. A prioridade no atendimento é dos agendados.
No Cartório de Notas e Protestos de Itaquaquecetuba, o tabelião Arthur Del Guércio Neto contou que o serviço de agendamento está sendo realizado no local há mais de um mês e estima que esteja atendendo, pelo menos, 150 pessoas por semana. "A adesão aos agendamentos tem sido muito boa, temos trabalhado todos os dias com a agenda integralmente preenchida e estamos até pensando em expandir o número de escreventes disponíveis" comemorou.
Além do atendimento presencial por meio de agendamentos, o cartório de Itaquá também oferece serviços que podem ser realizados de forma totalmente remota - sem que o solicitante precise comparecer no local - como divórcio, escritura pública, procuração, testamento, entre outros.
Em Mogi das Cruzes, o 2º Cartório de Notas e de Protestos, localizado na rua José Bonifácio, no centro, a possibilidade de marcar hora para ser atendido também é ofertada como medida para evitar aglomerações e espera dos clientes em fila.
A substituta do tabelião, Elen Maria de Oliveira Valente comunicou à reportagem que o cartório em que trabalha sempre ofertou o serviço mas só agora, com a pandemia, viu um crescimento exponencial na solicitação do serviço. "As pessoas não tinham o hábito de agendar o atendimento antes da pandemia, vinham direto e aguardavam chegar sua vez para serem atendidas",
Elen disse, ainda, que os serviços que costumam gerar mais filas no estabelecimento são os de reconhecimento de firma, autenticação e principalmente transferência de veículos. Os agendamentos são recomendados para todos os serviços oferecidos pelos cartórios para aqueles que desejam evitar a espera.