No primeiro dia de reabertura dos parques municipais de Mogi das Cruzes, o Parque Centenário da Imigração Japonesa recebeu 395 visitantes, de acordo com as informações da Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente. O Parque Leon Feffer também voltou ontem a receber as pessoas do município e região, 47 visitantes frequentaram no local. A retomada se deu pela evolução do município para a fase amarela do Plano São Paulo, que permitiu o retorno dos parques após quase quatro meses de interdição em razão da pandemia de coronavírus (Covid-19).
Conforme afirmou o secretário do Verde e Meio Ambiente, Daniel Teixeira, a tendência é que a quantidade usuários frequentando os espaços aumente ao longo da semana. "Isso deve acontecer porque mais pessoas vão se tornar mais seguras observando que estamos seguindo os protocolos de prevenção contra o novo coronavírus e se sentirão mais confortáveis para retornar aos parques", explicou o secretário, na tarde de ontem.
Além do Parque Centenário e o Leon Feffer, o Parque da Cidade também voltou às atividades ontem. Os três parques funcionam de segunda a sexta-feira, das 7 às 13 horas. No Centenário e Leon Feffer, o limite do público é de 800 pessoas para cada um. Já no Parque da Cidade, o número máximo é de 200 pessoas.
Ainda sobre o primeiro dia de reabertura, o secretário contou que não houve nenhum problema relacionado ao descumprimento das medidas de prevenção contra o novo coronavírus. "Todos os visitantes estiveram de acordo com as regras, respeitaram todos os protocolos, inclusive o de distanciamento. A retomada foi muito positiva, ontem foi um dia tranquilo", acrescentou Teixeira.
A Prefeitura pontuou na semana passada que dentro dos parques permanecerão fechados os quiosques, churrasqueiras, playground, Academias da Terceira Idade (ATIs), quadras esportivas e outros locais que possam acarretar aglomeração de pessoas. O Núcleo Ambiental da Ilha Marabá e o Parque Chiquinho Veríssimo continuarão fechados, mas o agendamento de visitas monitoradas foi reaberto ontem. Os interessados podem entrar em contato com a Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente pelo telefone 4798-5959.