Mesmo com a recente reabertura do comércio e do shopping, a quantidade de veículos que passaram por equipamentos de fiscalização eletrônica da Prefeitura de Mogi das Cruzes na última segunda-feira caiu 7,5% na comparação com a semana passada (período em que a quarentena mais rígida, com os comércios fechados, ainda estava em vigor).
Segundo dados da administração municipal, na última segunda-feira, 229.117 carros passaram pelos dispositivos eletrônicos, ao passo que no último dia 8 (uma semana antes), foram computados 247.702 veículos nas principais vias centrais da cidade.
A Secretaria Municipal de Transporte afirmou que, historicamente, o movimento nos dez primeiros dias dos meses são de maior movimento de pessoas e veículos. Isso ocorre devido ao recebimento de salários, a necessidade de pagamento de contas, e algumas outras variáveis.
Ao inverso deste cenário, no dia em que o comércio foi reaberto em Mogi, na última sexta-feira, houve aumento de 4,26% na quantidade de veículos nas ruas, quando comparado com a sexta-feira da semana anterior. Isso porque, no dia 12 deste mês, 266.236 veículos estiveram nas ruas, ao passo que no último dia 5, 255.352 pessoas utilizaram os carros e passaram pelos equipamentos da administração municipal.
A Pasta municipal de Transportes explicou que a elevação no número de veículos nas ruas ocorre pela liberação do comércio e pela data celebrada no dia 12, o Dia dos Namorados, o que atraiu a população aos comércios para realização, principalmente, das compras de última hora.
Simi
Além do movimento de veículos, outro termômetro do isolamento social é o Sistema de Monitoramento Inteligente (Simi) do governo do Estado. Segundo dados da plataforma, o último final de semana apresentou elevação na taxa de distanciamento social na comparação com a última quinta e sexta-feira. No final de semana, 49,5% dos mogianos permaneceram em suas casas, ao passo que na quinta e sexta-feira, a taxa de isolamento era de 46%.