A decisão do governo do Estado de São Paulo em flexibilizar, desde ontem, a quarentena no Alto Tietê deverá diminuir ainda mais os índices do distanciamento social nos municípios. A possível queda se deve, principalmente, à retomada gradual do comércio, incentivando os moradores a saírem de casa e realizarem compras nas lojas.
Se comparados, os dados disponibilizados pelo Sistema de Monitoramento Inteligente (Simi) do Estado de São Paulo mostram que desde a semana passada o cumprimento da quarentena já diminuiu nas cidades do G5 da região. De segunda a quinta-feira retrasada, Mogi das Cruzes, Suzano, Ferraz de Vasconcelos, Itaquaquecetuba e Poá atingiram a taxa de 56% de isolamento.
Já nesta semana, o índice caiu para 43,9% e Poá foi a cidade que atingiu a menor porcentagem de distanciamento. O município, na semana passada, também obteve a menor taxa de quarentena, com 44% do cumprimento do distanciamento social. Já nesta semana, de segunda a quinta-feira, o índice caiu para 43%.
Também na média dos 43% estão as cidades de Suzano e Ferraz, que também fazem parte dos municípios mais populosos da região. Na semana retrasada, o governador João Doria (PSDB) autorizou a flexibilização da quarentena na capital, onde muitas pessoas do Alto Tietê trabalham e grande parte já retomou as atividades presenciais.
Em Suzano, os primeiros quatro dias úteis da semana passada resultaram na média de 44,2% de isolamento, caindo para 43,2% nesta semana. Em Ferraz, na semana anterior o índice foi de 45,2% e também diminuiu para 43,2% nesta semana. Já os municípios com as maiores taxas de distanciamento social são Mogi e Itaquá, segundo os números do Simi.
A Prefeitura de Mogi relembrou ontem a importância das pessoas continuarem com os cuidados para evitar a disseminação do novo coronavírus e que saiam de casa apenas quando necessário. De acordo com os dados do Simi, é o município com mais moradores em distanciamento social. Na semana passada, a taxa foi de 46% e nesta semana, de segunda até quinta-feira, chegou a 45,2%.
Em Itaquá, que ficou um pouco atrás de Mogi, o índice de isolamento foi de 44,7% na semana passada. Nesta semana, de segunda a quinta-feira, o número caiu para 44,5%. Desde ontem, os comércios da região funcionam em horários diferentes aos anteriores à pandemia. A capacidade permitida de consumidores dentro de uma loja ou dos shoppings centers também está reduzida, até que a região avance para a faixa amarela.
*Texto supervisionado pelo editor.