O volume de veículos nas ruas da região central de Suzano já está próximo ao existente antes do início da pandemia do novo coronavírus. A estimativa é da Secretaria de Transportes e Mobilidade Urbana de Suzano, que informou à reportagem, ontem, que a informação se baseia na percepção dos agentes de trânsito da Pasta que circulam pelo município.
A Secretaria informou também que foi detectado um aumento no número de veículos trafegando na região central da cidade, assim como um número maior de pedestres.
A reportagem esteve na região central do município, na última sexta-feira (quando os comércios foram autorizados a reabrir), e também observou um considerável aumento no tráfego de pessoas nas ruas, com registro de filas e aglomerações em algumas lojas. Além disso, o movimento de carros também apresentou um perceptivo aumento nas ruas. Essa elevação está sendo monitorada pelas equipes da Secretaria Municipal de Transportes e Mobilidade Urbana.
Devido à este aumento no número de veículos na região central da cidade, o sistema de Zona Azul, que possui 1.854 vagas no município, foi retomado no dia 4 de maio e está ativo desde então.
Simi
No último final de semana, em Suzano, as taxas de isolamento social aumentaram, passando de 44,5%, na quinta e sexta-feira, para 47,5% durante o sábado e o domingo. Apesar da flexibilização das medidas restritivas ao comércio, os municípios ainda precisam cumprir o isolamento social de, no mínimo, 50% por determinação do Estado. Essa taxa foi atingida em três das cinco cidades do G5 da região, no domingo anterior, sendo elas Suzano, Mogi das Cruzes e Itaquaquecetuba. Poá e Ferraz de Vasconcelos ficaram abaixo da média.