O Alto Tietê registrou, desde o começo do mês, uma redução média de 4.65 pontos percentuais (p.p.) no crescimento das mortes relacionadas ao coronavírus (Covid-19) durante as quatro semanas de junho. Os números de mortes e casos confirmados ainda crescem diariamente, mas estão tendo uma diminuição entre uma segunda-feira e outra, de acordo com os dados do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat).
Desde o começo de junho, até os últimos dados liberados anteontem, o Alto Tietê passou por um aumento de 58,9% nos casos de mortes referentes ao vírus, sendo um acréscimo de mais de 211 óbitos. Já sobre os pacientes confirmados com o vírus, o número cresceu 79% durante o mês, fechando em 2.667 até a atualização de segunda-feira passada.
No primeiro dia de junho, as dez cidades do Alto Tietê registraram 358 mortes e 3.361 casos confirmados. Fechando o círculo da semana no dia 8, estes números tiveram um aumento de 21% e 23%, sendo registrado um total de 435 óbitos e 4.166. Mesmo com os números gerais subindo todos os dias, uma queda acabou sendo registrada a partir desta semana, apresentando ritmos menores aos que estavam sendo contabilizados.
De acordo com os dados fornecidos pelo Condemat, a região registrou 507 mortes no dia 15 deste mês, aumentando 16% o número de óbitos levantados nas dez cidades na comparação com a semana anterior. Mesmo os casos estando em uma crescente, o resultado é
5 p.p. mais baixo do que o registrado entre os dias 1º e 8. Nos casos confirmados da doença não foi diferente, tendo um crescimento de 21%, sendo 2 p.p. menor do que apresentado anteriormente.
Nesta semana, nos últimos dados levantados, a região passou pela maior diminuição. Segundo o levantamento, foi registrado um aumento de 62 casos novos de morte, 12% a mais que o da semana passada, e 974 confirmados, sendo um crescimento total de 19%. Os dois números acabaram resultando em reduções de 4.3 p.p. e 2 p.p.
No mês todo, as quatro semanas registradas, dia 1º até o dia 22, tiveram uma diminuição média de 4,65 p.p. para cada sete dias, no número de óbitos nos casos relacionados ao coronavírus. Já nas infecções confirmadas, a velocidade destas constatações foi descendo 2 p.p. a cada semana de junho, dando fortes indícios de uma possível diminuição dos casos de Covid-19 no Alto Tietê.
*Texto supervisionado pelo editor.