A programação do Junho Verde desta semana inclui vários eventos e, entre eles, dois ocorrerão na sexta-feira. Às 9 horas, será realizada uma live, pelo Facebook da Prefeitura, com a participação do o prefeito Marcus Melo (PSDB) e do secretário estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente, Marcos Penido.
Além de uma conversa sobre as ações conjuntas voltadas para a preservação da natureza, o evento marcará a sanção da Política Municipal de Educação Ambiental, que trará um série de parâmetros para o ensino na cidade.
Em seguida, ocorrerá a entrega virtual do Mirante do Pico do Urubu, como parte do conjunto de obras que serão inauguradas durante as próximas semanas pela administração municipal.
O Mirante do Pico do Urubu recebeu um deck e um espaço de atendimento ao turista, a fim de ajudar no trabalho e credenciamento de pilotos, principalmente de voos duplos. Por conta de legislação ambiental, não há banheiro. O projeto foi elaborado em total equilíbrio ambiental com a serra do Itapeti, tendo como objetivo respeitar e valorizar um dos principais patrimônios naturais de Mogi das Cruzes. A obra pretende fomentar o turismo, sempre respeitando a legislação ambiental e com o planejamento de estimular o lazer de forma sustentável. O investimento total foi de R$ 403.877,78.
O secretário municipal do Verde e Meio Ambiente, Daniel Teixeira de Lima, explica que a semana será movimentada. "Teremos vários eventos, todos voltados para a defesa do meio ambiente. Por conta da pandemia, não estamos realizando ações presenciais, mas a população pode acompanhá-los pelas redes sociais. Os mogianos têm uma grande preocupação com o meio ambiente", frisou Lima.
Próxima década
A programação do Junho Verde prevê para amanhã, a partir das 10 horas, a live "A Mogi dos próximos 10 anos", que também será transmitida pelo Facebook da Prefeitura de Mogi das Cruzes e terá a presença do chefe de Gabinete, Romildo Campello, e dos secretários municipais de Planejamento e Urbanismo, Claudio de Faria Rodrigues, e de Serviços Urbanos, Dirceu Lorena de Meira.