As salas cheias, as conversas em grupo que tomavam os corredores das escolas durante o intervalo das aulas e a educação com contato próximo dos alunos são momentos que deixaram muitos professores com aperto no peito pela saudade. Para compensar a falta da rotina e também amenizar os prejuízos que a quarentena pode gerar para a aprendizagem dos alunos, os docentes vêm aumentando o incentivo dos estudos por meios tecnológicos.
De acordo com a diretora da Escola Estadual Dagoberto José Machado, Geane Batani Bento Luques, em Mogi das Cruzes, a Diretoria de Ensino do município contribuiu bastante com o estímulo ao estudo on-line. "Os responsáveis pelas escolas gravaram vídeos falando sobre a importância de manter os estudos em casa, mostrando que a situação está realmente muito séria", disse.
Os vídeos, em sua maioria, foram gravados por professores ou diretores das unidades de ensino e demonstram muita sensibilidade e carinho pelos alunos. Além de engajar os estudantes ao cumprimento das atividades e estudos diários, os professores também falam sobre a importância de permanecerem em casa e diminuir os riscos de contágio do coronavírus.
Geane contou também que os estudantes sempre ofereceram um bom retorno às inovações propostas pelos educadores. "A tecnologia tem nos aproximado bastante, os alunos também fazem publicações em tempo real nas redes sociais sobre o que estão estudando e quais atividades estão fazendo. Assim, geramos uma rede de contato que permite manter o aprendizado e nos deixa mais próximos", concluiu a diretora.
O professor de Biologia Pedro Eduardo Tassoni, da mesma escola, disse que este é um momento ímpar em que todos estão vivendo e é mais do que necessário transmitir esta seriedade da situação aos alunos. Para isso, a tecnologia é uma aliada fundamental.
"Nesse princípio, o professor faz um acompanhamento pedagógico especial e individualizado dos alunos, trazendo bastante proximidade. Em tempos de isolamento, sentir falta faz parte do processo. Nós, professores, estamos fazendo um atendimento de tutoria on-line, utilizando as redes sociais e centro de mídias", explicou Tassoni. O trabalho é feito com base em premissas, valores e princípios, dentre eles o Princípio da Pedagogia da Presença.
*Texto supervisionado pelo editor.