A Prefeitura de Suzano realiza um estudo sobre o decreto do governo do Estado de São Paulo que implica na obrigatoriedade do uso de máscaras de proteção em locais públicos e ainda estuda como será feita a fiscalização. De acordo com nota encaminhada na tarde de ontem, o Executivo pretende orientar às pessoas sobre a importância da medida. O município foi pioneiro na exigência do uso do item em transporte público e em estabelecimentos comerciais, entre colaboradores e clientes.
O governador João Doria (PSDB) anunciou na última segunda-feira a obrigatoriedade do uso de máscara em todo o Estado por pessoas que circularem em espaços públicos a partir amanhã. A regulamentação caberá às cidades, que definirão a fiscalização e a aplicação de penalidades a quem desobedecer a medida.
"A partir de hoje (segunda-feira) já passa a valer a obrigatoriedade do uso de máscaras em todos os meios de transporte público e privado e agora estendemos isso a toda população, com o objetivo de proteger a população paulista, para que tenham menos possibilidade de serem infectados ou irem à óbito", afirmou Doria durante anunciou.
A medida foi publicada no Diário Oficial do Estado de ontem e está alinhada com as ações do governo do Estado de São Paulo para frear o ritmo de contaminação.
A utilização de máscaras de proteção é recomendada pelas autoridades de saúde como forma efetiva de combater a disseminação do novo coronavírus e a pandemia de Covid-19. Como os equipamentos cirúrgicos devem ser utilizados por profissionais da saúde e pessoas com sintomas, é recomendada para população que não tenha apresentado sintomas a utilização de máscaras caseiras, feitas de pano e laváveis. (F.A.)