O aumento dos casos de coronavírus (Covid-19) na região vem servindo como um alerta para toda a população intensificar as medidas de prevenção. O mesmo acontece em relação aos políticos que atuam nas dez cidades do Alto Tietê, considerando que o primeiro diagnóstico positivo para um prefeito foi confirmado. A constatação da doença para Marcus Melo (PSDB) e a primeira-dama, Karin Melo, de Mogi das Cruzes, tem gerado mais atenção.
Melo e Karin receberam os resultados no último sábado, quando também informaram a população. Uma tomografia feita no início da semana passada indicou a suspeita para o coronavírus, motivando o casal a realizar o teste. Ambos estão bem e seguem cumprindo a quarentena.
Todas as atividades estão sendo exercidas de forma remota pelo prefeito e a primeira-dama, como tenta fazer também o prefeito de Suzano, Rodrigo Ashiuchi (PL). "O poder Executivo municipal está adotando, sempre que possível, a realização de teleconferências com o objetivo de evitar aglomerações. Além disso, todas as recomendações do Ministério da Saúde estão sendo seguidas", afirmou ontem a Prefeitura de Suzano.
A prefeita de Santa Isabel, Fábia Porto (Republicanos) também aderiu às reuniões virtuais. As medidas sanitárias têm se intensificado desde o início da quarentena e, de acordo com a Prefeitura, estão em constante aprimoramento. Em Itaquaquecetuba, Arujá e Poá as formas de prevenção estão sendo seguidas, segundo informações das prefeituras. Isso significa que o uso de máscaras, do álcool em gel e o distanciamento mínimo de dois metros estão sendo cumpridos diariamente.
*Texto supervisionado pelo editor.