A plataforma "Juntos Contra o Covid", cujo objetivo é mapear locais com riscos de contaminação do coronavírus por meio de dados coletados por formulários enviados aos usuários do site, identificou os principais pontos nas cidades do Alto Tietê.
Em Mogi, foram apontadas três ruas com incidência alta do vírus: Santa Natália, no Jardim Universo; Guttermann, em Braz Cubas; e Dom Antônio Cândido de Alvarenga, no centro. As três possuem moradores que apresentam sintomas da infecção pelo coronavírus ou relatam ter entrado em contato com casos confirmados ou suspeitos.
Com quatro locais identificados, Suzano foi o município com a maior incidência alta do vírus. As ruas Lincoln e Atlântica, no bairro Jardim Revista; Rivaldo Venâncio da Silva, na Vila Figueira; e a Doutor Tito Prates, no Boa Vista, foram os pontos identificados. Os dados foram repassados às Prefeituras, que informaram já trabalhar com plataformas próprias para coletar e identificar os dados de pacientes confirmados com o vírus. No caso de Mogi, a Secretaria de Saúde explicou que as ruas não constam entre os dados oficiais.
Já em Ferraz e Itaquá foram duas notificações em cada. No primeiro município, as incidências apareceram na rua das Américas e na rua das Hortências, localizadas na Vila Santa Margarida e no Sítio Paredão. Arujá apresentou apenas uma incidência alta, numa das saídas da rodovia Presidente Dutra (BR-116), no km 201.
A plataforma foi desenvolvida pelo estudante de Medicina da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Faissal Nemer Hajar, e desde o lançamento recebeu 48 mil contribuições. Por restrições financeiras, acabou interrompendo a coleta de dados e só disponibilizou informações até ontem. (N.T.)