A Festa do Divino 2020 também teve de se adaptar a este momento de pandemia, que pede isolamento social, e começa hoje com uma programação transmitida pela internet, algo inédito em 407 anos de louvor ao Espírito Santo.
A festividade não terá a presença dos devotos de forma presencial, mas todos já se programam para acompanhar a abertura da festa, as missas da novena, três alvoradas e a missa de Pentecostes pelas redes sociais da Festa do Divino e das paróquias onde serão celebradas as missas da novena preparatória para o Dia de Pentecostes (31/5).
A medida adotada pelos festeiros e capitães de mastro, Mauro de Assis Margarido e Cícera Alecxandra de Oliveira Margarido e Maurimar e Roberta Fadoni Batalha, respectivamente, tem como proposta evitar a aglomeração de fiéis. Portanto, em nenhum momento será permitida a presença dos devotos e a Guarda Municipal irá acompanhar os percursos que serão feitos de carro pela cidade. "Pentecostes é uma data muito importante do calendário da Igreja, não podemos deixar de nos preparar para esta data. Pentecostes acontecerá com ou sem a tradicional quermesse da Festa do Divino Espírito Santo da nossa cidade, ela acontecerá no nosso coração. Pensando em todos os devotos, no momento tão difícil que estamos enfrentando e da necessidade de estarmos em oração pelo mundo inteiro, decidimos, da maneira que o momento nos permite, levar alguns momentos da festa para o nosso povo", destaca a festeira Cícera Alecxandra.
A abertura da festa será restrita aos festeiros e capitães de mastro, que irão percorrer alguns bairros da Cidade, de carro, para a passagem das bandeiras de 2019.