Seguindo as orientações do setor da Saúde, os condomínios residenciais passaram a intensificar as medidas de prevenção contra o coronavírus. As diretrizes vão desde a disponibilização de informativos pela área do condomínio até as regras mais rígidas de convivência entre os moradores. Algumas empresas especializadas de Mogi das Cruzes, que prestam consultorias sindicais, afirmam que o uso da máscara de proteção também é obrigatório durante a circulação nos espaços comuns dos condomínios, como estacionamentos, jardins e elevadores.
As regras básicas foram estipuladas pela Prefeitura, mas os síndicos também podem criar normas específicas, sem que isso resulte em prejuízos aos moradores. Foram reforçadas, por exemplo, a necessidade dos cuidados com entrega de comidas pelo sistema delivery e o recebimento de correspondências. As áreas de festas, parquinhos e academias também foram interditadas.
De acordo com os síndicos, falta uma legislação que os ampare na tomada de decisões frente às novas regras solicitadas para o enfrentamento da pandemia. Por outro lado, as reclamações mais recorrentes dos moradores estão relacionadas ao barulho nos apartamentos vizinhos.
Ficar em isolamento social dentro da sua casa também pode ser um desafio para quem mora muito perto do próprio vizinho, principalmente quando a casa é ocupada por crianças. Isso porque elas brincam durante todo o dia e têm de ficar na residência no período integral. As empresas de consultoria recomendam que, em qualquer situação de anormalidade, os síndicos sejam contatados imediatamente.
*Texto supervisionado pelo editor.