As Comissões Especiais de Inquérito (CEIs) abertas recentemente na Câmara Municipal de Itaquaquecetuba para investigar a área da saúde e as ações de combate ao coronavírus (Covid-19) por parte da Prefeitura já iniciaram os seus trabalhos. Ontem a CEI da Saúde se reuniu pela primeira vez, e anteontem a CEI do Covid-19 já definiu 11 questionamentos que serão encaminhados ao prefeito Mamoru Nakashima (PSDB), que terá 15 dias para dar as respostas.
Esta última comissão, formada pelos vereadores Luiz Otávio da Silva (presidente-PTB), Rolgaciano Fernandes Almeida (relator-Podemos) e Armando Tavares dos Santos Neto (membro-Patriota) preparou as perguntas de forma que a Câmara saiba exatamente o que a prefeitura está fazendo para combater o coronavírus no município (veja quadro).
Já a comissão da Saúde decidiu ontem que vai notificar o prefeito sobre a instauração da CEI e marcou para o dia 6 de maio um nova reunião entre os vereadores Rolgaciano Fernandes Almeida (presidente), Alexandre de Oliveira Silva (relator-Solidariedade) e David Ribeiro da Silva (membro-PPS), onde definirão quais perguntas serão encaminhadas ao Poder Executivo. 
Câmara e Caixa
O presidente da Câmara, o vereador Edson Rodrigues (Podemos), o Edson da Paiol, realizou uma reunião virtual ontem entre vereadores e representantes da Caixa Econômica Federal para tentar criar medidas que aumentem a segurança das pessoas que estão pegando filas enormes para sacar o benefício do governo federal durante o período de pandemia do coronavírus. Ao final do encontro por videoconferência, duas medidas ganharam destaque e chances de serem implementadas: a utilização de servidores para ajudar na organização das filas, mantendo uma distância considerável entre as pessoas e a doação de máscaras para os cidadãos mais carentes que estão à espera do benefício.
De acordo com Edson, a grande aglomeração na frente das agências da Caixa, principalmente a localizada na região central, está colocando muitas pessoas em risco. "Sugerimos a obrigatoriedade das máscaras. O Executivo fez um decreto já, mas ainda precisamos estender para quem está nas ruas e não apenas dentro de estabelecimentos", lembrou o parlamentar.
A secretária municipal de Assuntos Jurídicos, Erivania El Kadri, que foi convidada pelo presidente a participar da reunião, disse que vai levar todas as reivindicações e possibilidades ao prefeito Mamoru Nakashima (PSDB). "O que estiver ao nosso alcance nós vamos fazer", afirmou.
O presidente da OAB de Itaquá, Jairo Saturnino Mendes, também marcou presença e fez uma denúncia, a de que pessoas idosas, com necessidades especiais e até gestantes estariam enfrentando a mesma fila das pessoas comuns. Representantes da Caixa garantiram que vão aumentar o trabalho para evitar o ocorrido.