O governo federal anunciou ontem pela manhã um linha de crédito emergencial para pequenas e médias empresas. A medida visa ajudar estes empresários que tiveram suas atividades suspensas devido à quarentena decretada no Estado a pagar os salários de seus funcionários pelo período de dois meses. O programa vai disponibilizar no máximo R$ 20 bilhões por mês, ou seja, R$ 40 bilhões em dois meses.
A informação repercutiu positivamente pela administração municipal de Suzano, que reafirmou a importância de verbas provenientes do governo federal. "A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Geração de Emprego entende que este recurso é importante para a manutenção de empregos, assim como os recursos já liberados pelo governo estadual", informou em nota.
Ainda de acordo com o Executivo suzanense, a Prefeitura não será intermediária para esta adesão, uma vez que o contato deve ser feito diretamente entre as empresas e os agentes financeiros.
Algumas medidas em âmbito municipal foram adotadas pelos representantes suzanenses. O prefeito Rodrigo Ashiuchi (PL) e o presidente da Associação Comercial e Empresarial (ACE), Fernando Fernandes, solicitaram nesta na última terça-feira à EDP São Paulo e à Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) o adiamento das contas de água e de energia dos meses de abril e maio. De acordo com o Executivo, a ideia seria fracionar as duas cobranças durante o segundo semestre de 2020.
Além disso, as autoridades pediram também para que não sejam feitos cortes nos serviços às famílias que estiverem em atraso com as autarquias cobradoras. As diretorias regionais foram contatadas para tratar das contas de água e de luz, para que possam ser diluídas ao longo do segundo semestre.
Além disso, o vencimento das próximas três parcelas do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) 2020, do Imposto Sobre Serviços (ISS) Fixo e de Taxas de Licença - abril, maio e junho - foi postergado para até 15 de dezembro deste ano, com isenção de juros e multas. A medida foi definida há uma semana, durante reunião entre o prefeito Rodrigo Ashiuchi e o secretário municipal de Planejamento e Finanças, Itamar Correa Viana.