Os shoppings centers de Mogi das Cruzes e de Suzano ficarão fechados, por tempo indeterminado, a partir de amanhã, seguindo recomendação do governador de São Paulo, João Doria (PSDB). O tucano indicou, durante coletiva, que os shoppings da Região Metropolitana de São Paulo deveriam paralisar as atividades por conta da contaminação do coronavírus.
"O Mogi Shopping comunica que suspenderá por tempo indeterminado suas atividades a partir do próximo sábado (amanhã)", garantiu o empreendimento, por meio de nota. Em Suzano, a superintendência do shopping esclareceu que "todas as operações deverão permanecer suspensas, incluindo serviços, agências bancárias, farmácia e o Poupatempo". Apenas os serviços essenciais, como farmácias e laboratórios, devem manter atendimento.
Durante a manhã de ontem, o prefeito de Mogi das Cruzes, Marcus Melo (PSDB), recebeu uma comitiva de representantes da indústria e do comércio da cidade para discutir medidas que podem ser adotadas para reduzir a circulação de pessoas na cidade e, consequentemente, diminuir os riscos de contaminação pelo coronavírus. Em reunião em seu gabinete, Melo pediu iniciativas como home office (trabalho na própria residência), nas situações em que isso for possível, ou concessão de férias coletivas. Os representantes conversarão com os respectivos setores sobre a possibilidade de acolher as sugestões, ampliar o debate com as categorias e apresentar mais propostas.
"É uma situação nova e que exige medidas para preservar a saúde e a vida das pessoas", disse o prefeito, ao lado do chefe de gabinete e ouvidor geral do município, Romildo de Pinho Campello, e da procuradora-geral do município, Dalciani Felizardo. Participaram da reunião o presidente da câmara, Sadao Sakai (PL), e os representantes do Ciesp, Renato Rissoni e Romildo Campello; da Associação Comercial, Marco Zatsuga, e do Sincomércio, Fernando Vieira.
Também pela manhã, empresas da cidade participaram de uma teleconferência com os técnicos do Desenvolve SP. O governador João Doria anunciou uma linha de crédito especial para socorrer as empresas neste período de crise do coronavírus. Com base nisso, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento articulou a teleconferência para que as empresas conhecessem o programa.
O diretor Claudio Costa explicou que o encontro surgiu após contatos com grupos de empresários mogianos, que se interessaram em conhecer o programa emergencial do governo do Estado. Mais duas teleconferências acontecerão na semana que vem.