Manter os córregos limpos, principalmente antes do período de fortes chuvas, deve ser uma obrigação da administração pública. Em geral, porém, não é isso que vem acontecendo em Ferraz de Vasconcelos. O córrego que passa ao lado da sede do Corpo de Bombeiros, no centro, sumiu em meio ao matagal. Por isso, o vereador Marcos Antonio Castello (SD), o Ratinho, pediu a limpeza do riacho, durante a sessão da segunda-feira passada.
Pela reivindicação, o riacho encontra-se tomado por um verdadeiro matagal o que acaba dificultando a passagem do curso da água. Com isso, é bastante comum a ocorrência de transbordamentos, sobretudo, em dias de chuvas torrenciais. Além disso, o local apresenta mau cheiro, a proliferação de insetos e de outros animais nocivos à saúde humana. "Portanto, o setor competente da municipalidade precisa limpar o quanto antes o córrego", disse o parlamentar.
Lombada
Além de demonstrar sua preocupação com o assoreamento total do leito do córrego, o vereador Ratinho também elaborou uma indicação, porém, propondo a instalação de um redutor de velocidade em frente ao número 228 da rua Tiradentes, na Vila Andeyara. Para ele, a falta de uma lombada naquele trecho da via pública permite o tráfego em alta velocidade.
O resultado desse compor-
tamento, no mínimo, imprudente de alguns condutores é o desrespeito aos pedestres e, ao mesmo tempo, colocando em risco a sua própria integridade física, assim como podem causar danos materiais a outros veículos. O vereador acredita que a Secretaria Municipal de Transportes e Mobilidade Urbana, por meio do seu Departamento de Municipal de Trânsito (DMT), coloque em prática a medida, isto é, instale a lombada.