Fechado há mais de cinco anos, o Pronto-Socorro (PS) Infantil do Hospital Regional Dr. Osíris Florindo Coelho, na Vila Corrêa, em Ferraz de Vasconcelos, deverá ser reaberto até junho deste ano. A informação foi passada anteontem pelo diretor-geral da unidade, Luiz Antônio do Nascimento, durante audiência, na Câmara Municipal. O serviço será operado da maneira terceirizada pela Santa Casa de Birigui, interior de São Paulo.
O processo de licitação, ou seja, do chamamento público para a contratação da Organização Social (OS) ocorreu na última segunda-feira. No total, oito grupos manifestaram interesse no assunto, mas seis resolveram desistir da disputa por achar o valor do contrato (não revelado) muito baixo.
A notícia da volta do PS Infantil do Hospital Regional foi comemorada pelo poder Legislativo da cidade, sobretudo pelo vereador Flavio Batista de Souza (PTB), o Inha e pelo presidente da Casa, Agílio Nicolas Ribeiro David (PSB). Na verdade, a classe política há muito luta pelava reativação do atendimento de Pediatria, já que com o fechamento os pais são obrigados a buscar socorro imediato para seus filhos em cidades vizinhas como Poá, Suzano e Mogi das Cruzes.
A briga política para pressionar o governo estadual a restabelecer o PS Infantil do Hospital Regional ganhou ainda mais robustez com o engajamento do primeiro deputado estadual eleito na história da cidade e atual líder da bancada do Partido Socialista Liberal (PSL) na Assembleia Legislativa, Rodrigo Gambale. Na realidade, mesmo antes de assumir o cargo, em março do ano passado, juntamente com um grupo de vereadores, entre eles, Inha e Nicolas, ele fez várias cobranças nesse sentido.
Para Inha, o mais importante de tudo é que finalmente o atendimento do PS Infantil voltará ser feito nos próximos meses. "Na realidade, a reativação da pediatria vai beneficiar toda a região, no entanto, principalmente, crianças da nossa cidade", finalizou o vereador.