O prefeito Marcus Melo visitou, na tarde de ontem, as obras de construção do Polo Municipal de Segurança, no distrito de Jundiapeba. A previsão de entrega da estrutura é maio. O equipamento faz parte dos investimentos da administração municipal para a melhoria da segurança pública na cidade e está com 85% dos serviços executados.
"Com a construção do Polo de Segurança, Jundiapeba passará a contar com um equipamento importante que vai melhorar a segurança de toda esta população, permitindo um atendimento mais próximo e imediato para os moradores. Além disso, estamos devolvendo à comunidade um espaço público em um local privilegiado e com um serviço muito importante para as pessoas", destacou Marcus Melo.
O Polo Municipal de Segurança terá base da Guarda Municipal, Centro de Formação e Treinamento, inclusive com local para a prática de tiro, e espaço para o canil da Guarda Municipal. O investimento é de R$ 1.096.300,26 e o prédio deve ser entregue em maio.
A prefeitura também trabalha junto ao governo do Estado para que o Polo Municipal de Segurança receba um Batalhão de Ações Especiais da Polícia (Baep). As unidades foram criados pelo governo do Estado para combater o crime de maneira mais ostensiva e as equipes atuam de forma semelhante aos padrões do policiamento de Choque.
Além da construção do novo Polo Municipal, a Prefeitura de Mogi das Cruzes vem realizando uma série de ações para a melhoria da segurança pública em Jundiapeba. Dentro dos trabalhos de ampliação do sistema de monitoramento, o distrito ganhou duas novas câmeras, que ficam na avenida Lourenço de Souza Franco próximo à divisa com Suzano e na Praça da Liberdade. Em toda a cidade, o número de equipamentos dobrou, passando de 53 para 106.
Outro investimento na área da segurança pública em Jundiapeba foi a substituição de lâmpadas comuns por luminárias de LED na avenida Lourenço de Souza Franco.
Guarda Municipal
A prefeitura também vem investindo fortemente no fortalecimento da Guarda Municipal, que passou a atuar ativamente junto ao patrulhamento da cidade e também vem recebendo treinamento, capacitação, ampliação de efetivo e estrutura. Neste mês, 40 novos guardas municipais concluem o Curso de Formação e estarão aptos a atuar nas ruas. Eles se juntarão a outros 40 profissionais que se formaram em 2019, totalizando 80 novos guardas. Assim, o efetivo da Guarda Municipal atualmente é de 249 profissionais.
A administração municipal também faz investimento em infraestrutura. Além do Polo Municipal de Segurança, a prefeitura está construindo a Central de Inteligência da Guarda Municipal, na avenida Engenheiro Miguel Gemma. A obra tem investimento de R$ 3,9 milhões e reunirá as estruturas operacionais da Secretaria Municipal de Segurança e da Guarda Municipal, além da nova Central de Monitoramento.
Uma base da Guarda Municipal também será construída na praça Oswaldo Cruz, dentro do trabalho de renovação urbana da região central. A estrutura contará com uma central de monitoramento das câmeras do Centro.