A partir de amanhã, a Secretaria Municipal de Saúde inicia um Mutirão de Ultrassonografias Transvaginal, de Próstata e Tireóide. O atendimento será prioritário para pacientes que já aguardavam pelo procedimento e estão sendo contatados pela Central de Agendamentos da Secretaria Municipal de Saúde. É muito importante que os convocados não faltem ou, não podendo comparecer, avisem para que a vaga seja liberada para outro paciente.
Os exames serão realizados com equipamentos especializados instalados em containers especiais nas dependências do Pró-Hiper, no bairro do Mogilar, em parceria com a Fundação do ABC. No total, serão ofertados cerca de 12 mil vagas para os próximos três meses (março, abril e maio). Deste total, 9 mil procedimentos serão de ultrassonografia transvaginal e os demais distribuídos entre as outras duas modalidades. "As escolhas foram baseadas nas maiores esperas e principais demandas", explica a secretária interina de Saúde, Rosângela Cunha.
Segundo ela, a ação é mais um atendimento que prioriza a saúde da mulher. No final do ano passado, outro mutirão organizado pela Prefeitura de Mogi das Cruzes conseguiu zerar a fila de espera para exames de mamografia, por meio de parceria com o Governo do Estado, que enviou duas edições da Carreta Mulheres de Peito em 2019, nos meses de março e novembro.
Para Papanicolau, não há fila de espera: basta comparecer a uma unidade de saúde e solicitar o agendamento para coleta. Dentro do Planejamento da Saúde apresentado no final de janeiro está previsto, ainda, a ampliação da oferta de vagas para ultrassonografia de mama, com 3 mil vagas a mais em outro mutirão que está sendo preparado pela Rede Municipal.
Oftalmologia
Hoje é o último dia do mutirão de Oftalmologia promovido pela Prefeitura de Mogi das Cruzes realiza nova edição do mutirão de consultas de Oftalmologia. No total, serão ofertados 2 mil exames de refração (500 por dia) para identificar a acuidade visual e o grau de óculos dos pacientes. No primeiro dia, 300 de 500 pacientes compareceram à consulta. "É muito importante que as pessoas confirmem e compareçam. Do contrário, é preciso informar para que a vaga possa ser direcionada para outra pessoa em espera", completa a secretária.
O Pró-Hiper fica localizado na rua Prefeito Carlos Ferreira Lopes, 540, no bairro Mogilar.