O prefeito Marcus Melo participou do início das atividades do Dia D de Combate ao Aedes aegypti no entorno do prédio sede da Prefeitura de Mogi das Cruzes, ontem. Brigadistas e servidores municipais realizaram a coleta de materiais inservíveis em seus ambientes de trabalho e prestaram orientações ao público. Nas escolas, o tema foi trabalhado com as crianças, que levaram materiais informativos para casa.
As atividades da Semana Pense Dengue devem ser repetidas semanalmente pelo grupo instituído por cada equipamento, em cumprimento à normativa de 2017. O mesmo procedimento deve ser adotado por toda a população em suas casas e ambientes de trabalho. "Queremos que esse exemplo se multiplique e faça parte da rotina de todos os mogianos. Apesar da grande preocupação com outras doenças, como sarampo e coronavírus, não podemos descuidar do combate ao Aedes aegypti", explica o prefeito Marcus Melo.
Durante toda a semana, o tema foi divulgado pelos profissionais nas salas de espera de unidades da Estratégia Saúde da Família e Postos de Saúde. Ontem (12/03), foi realizada uma videoconferência para educadores e profissionais da Rede Estadual de Ensino, que multiplicaram as informações para os estudantes e outros colaboradores.
O mosquito Aedes aegypti transmite doenças graves como dengue, chikungunya e zika, podendo se reproduzir em qualquer situação que permita o acúmulo de agua parada. "Os últimos levantamentos realizados na cidade mostraram que o principal problema continua sendo recipientes móveis, ou seja, todo tipo de material que deveria ser removido como vasos, baldes e garrafas encontradas dentro dos imóveis vistoriados, especialmente materiais guardados para posterior comércio ou reciclagem", ressalta a secretária interina de Saúde, Rosângela Cunha.