Com o crescimento diário dos casos da doença causada pelo coronavírus (Covid-19) e que levou ao estado de quarentena com as pessoas em isolamento social em suas casas, o consumidor correu para comprar itens de limpeza, saúde e alimentos. A informação é da Nielsen, empresa global referência de inteligência de mercado.
A Nielsen compilou dados semanais em todas as lojas físicas das grandes cadeias varejistas latinoamericanas e os classificou de duas maneiras: primeiro por cestas de alimentos, saúde e limpeza e, depois, elencou quais as categorias mais buscadas. Os dados foram atualizados até a primeira semana deste mês, período em que ainda não havia sido decretada a quarentena em muitas regiões.
Em saúde, o Brasil, que lidera o número de casos na América Latina, registrou alta de 972% nas vendas de 2 a 8 de março, na comparação com a mesma semana do ano passado. No Chile, o crescimento foi de 145%, seguido por 128% no Peru, 83% na Argentina e 58% no México.
A reposição em alimentos teve os maiores percentuais no Peru, com crescimento de 357%, na frente de Argentina (+319%), Brasil (+121%), México (+57%) e Chile (+33%).
Já os argentinos foram os que mais compraram na cesta de limpeza, cujas vendas se expandiram em 76%. No Brasil, a alta foi de 51%, na frente de Peru (+49%), Chile (+26%) e México (+21%).
Os brasileiros seguem de maneira ostensiva atrás de álcool em gel. As vendas desses produtos cresceram 2.857% até 8 de março, na comparação com o mesmo período do ano passado. Outros produtos que se destacaram foram utensílios de limpeza (+75%) e cortes de carne congelado (+67%).
No Chile, houve crescimento de 377% nas vendas de álcool em gel, 51% em comidas em conserva e 16% em suprimentos de limpeza. No Peru, as maiores procuras foram por álcool em gel (+287%), comidas congeladas (+568%) e
limpeza (+35%).
Na Argentina, os destaques ficaram para álcool em gel (+203%), sobremesa congelada (+822%) e limpeza (+71%). As vendas de carne congelada na Colômbia aumentaram 358%, enquanto no México o destaque nesta categoria foi de hot cakes e waffles congelados (+31%).
Consumidor
Nas seis etapas chaves para o comportamento do consumidor, criada pela Nielsen com base em dados globais, o latino-americano está, em média, ainda na primeira etapa, quando é adotado um padrão de compra proativa de produtos para saúde. No Brasil, a situação se enquadra na etapa dois, apesar de algumas capitais já estarem no quarto estágio, como São
Paulo e Rio de Janeiro.