A Diocese de Mogi das Cruzes afirmou ontem à tarde que todas as igrejas da região continuarão abertas, apesar da suspensão de todas as atividades pastorais que apresentam risco de contágio do coronavírus (Covid-19). Dentre elas, estão as celebrações com grande concentração de fiéis, as catequeses, reuniões de pastorais, os movimentos e as associações.
O motivo de manter as casas religiosas abertas, segundo os gestores da Diocese, é a possível necessidade dos fiéis em realizar suas orações. Por determinação, todas devem manter a higiene e estar arejadas, para que as chances de transmissão da nova doença seja menor.
Além disso, a Diocese orienta aos fiéis que batizados, casamentos, celebrações de bodas, de primeira eucaristia sejam adiadas. Os padres idosos ou que pertençam aos chamados grupos de risco em decorrência de suas condições de saúde, deixarão para os jovens os encargos de visitas aos enfermos.
Recomenda-se também que estes padres optem por celebrar a missa de maneira privada, em casa. Os demais padres, ao atenderem confissões, ou ao administrarem a unção dos enfermos, redobre os cuidados necessários para evitar contágio da doença.
*Texto supervisionado pelo editor.