Um homem de 37 anos, morador de Ferraz de Vasconcelos, é o segundo contaminado com coronavírus (Covid-19) no Alto Tietê. A informação foi confirmada ontem pela Vigilância Epidemiológica municipal. A cidade agora possui nove notificações de suspeitos da doença e dois casos confirmados. Três destas notificações foram encaminhadas ontem para análise. Apesar disso, o prefeito de Ferraz, José Carlos Fernandes Chacon (Republicanos), o Zé Biruta, informou que, em razão do coronavírus, "o brasileiro está se apavorando à toa" e que após "uma semana, isso já sai de moda". O chefe do Executivo ferrazense ainda destacou que o brasileiro é uma mistura de sangue e, por isso, "é a raça mais forte".
O outro caso confirmado na cidade é de uma mulher, 33, que trabalha em um hospital em São Paulo e teve contato direto com outros pacientes infectados.
De acordo com o órgão, o homem que teve a confirmação recentemente esteve em contato com a primeira paciente. Ambos são moradores do bairro Vila Solar.
A região recebeu 33 novas notificação de suspeitas de casos de coronavírus neste final de semana, agora são 79 alertas para dez municípios da região.
A pandemia do novo vírus pode ter começado a se espalhar em cidades que antes não possuíam casos suspeito, como Guararema, Salesópolis e Santa Isabel. Na primeira, foi informado pelo município que duas moradores devem ser acompanhadas pois podem ter contraído o vírus.
Trata-se de duas mulheres de 29 e 33 anos. Uma delas chegou a apresentar febre, tosse, dor de garganta, coriza náusea, vômito, dificuldades de respirar e fraqueza; enquanto a outra não teve os sintomas divulgados. Uma delas buscou atendimento na Santa Casa, enquanto a outra foi atendida em Santa Isabel.
Biritiba Mirim, Santa Isabel e Salesópolis também possuem um caso sendo analisado cada. 
Em Mogi das Cruzes, 23 moradores aguardam os resultados dos exames. A cidade chegou a ter 28 casos suspeitos do coronavírus, dos quais cinco testaram negativos.
O Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat) informou que há seis casos suspeitos aguardando resultados em Poá, dois a mais do que na última atualização. A prefeitura disse os pacientes estão em isolamento domiciliar e estão sendo monitorados pela equipe de saúde do município e que informações sobre os pacientes não serão divulgadas para preservar a identidade deles.
Já Suzano, que apresentava apenas sete casos suspeitos na última sexta-feira, possui agora 20 casos que estão aguardando o resultado dos exames em isolamento domiciliar. Os pacientes estão sendo acompanhados pela Vigilância Epidemiológica Municipal.
A Secretaria de Saúde de Arujá monitora, atualmente, três notificações suspeitas de coronavírus registradas no final da tarde da última sexta-feira. Duas referem-se a pacientes que residem em Guarulhos e foram atendidos em unidade particular e a terceira é de morador de Arujá atendido na própria cidade.
Em Itaquaquecetuba o número de casos suspeitos quase triplicou. De cinco análises na última sexta-feira, o município avalia 13 pacientes atualmente.