A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) reduziu, desde a terça-feira passada, a circulação das composições nas linhas 11-Coral e 12-Safira, que servem o Alto Tietê, em 35%. Nos dias úteis ocorrem por volta de 147 partidas, tomando como base o intervalo médio de 8 minutos pela linha Coral, com a diminuição na circulação, é possível que estejam ocorrendo cerca de 95 partidas por dia.
Pela linha Safira, o intervalo médio é maior, 12 minutos, limitando em aproximadamente 105 partidas diárias. Com redução da frota em circulação, há, aproximadamente, 68 saídas por dia.
A determinação para a redução dos trens em circulação passou a ocorrer após o decreto do governo do Estado que impôs a quarentena em todo o território paulista. A ideia é restringir a aglomeração de pessoas nas composições e estações a fim de impedir a disseminação do coronavírus (Covid-19). Em dias úteis são transportadas 973 mil pessoas pela duas linhas, sendo que a Linha 11-Coral, a mais lotada, leva 686 mil usuários de segunda a sexta-feira.
Questionada sobre a diminuição de passageiros, a CPTM informou que houve redução mesmo antes da imposição da quarentena, porém a companhia não soube informar os números da queda.
Campanha
Além de restringir a circulação dos trens, a CPTM, em conjunto com o Metrô, está promovendo uma campanha que aborda a prevenção ao coronavírus. Passageiros que circulam pelas estações nos horários de pico, poderão obter informações de prevenção, cuidados e sintomas da doença. Promotores vão pelo sistema para auxiliar tirando dúvidas sobre a doença e também permitir que a higienização das mãos com álcool em gel.
Também estão disponíveis totens com vídeo informativo, gravado por David Uip, coordenador do Centro de Contingência do Coronavírus no Estado, com orientações e informações aos passageiros sobre prevenção e sintomas da doença. Já no dia 30, a campanha ganha um reforço com a implantação de dispensers eletrônicos com álcool em gel ao lado dos totens, que estará disponível para higienização das mãos dos passageiros.
*Texto supervisionado pelo editor.