A partir desta de terça-feira, algumas agências de Mogi das Cruzes e demais cidades da região, começarão a ser fechadas para prevenir o avanço do coronavírus (Covid-19). Até ontem, o Alto Tietê contava com 308 notificações (veja mapa ao lado). A iniciativa faz parte das recomendações do Ministério da Saúde para diminuir as aglomerações em espaços fechados, como as próprias agências. A informação foi confirmada pelo presidente do Sindicato dos Bancários da região do Alto Tietê, Clayton Teixeira Pereira.
Nestas últimas semanas, muitos clientes decidiram correr o risco e descumpriram a recomendação de ficarem em casa para se aglomerarem na tentativa de conseguir atendimento bancário. Para isso, filas fora dos estabelecimentos foram organizadas.
Segundo o presidente do sindicato, a medida de filas externas é uma adaptação para continuar tendo atendimento nas agências, fazendo com que não tenha aglomerações dentro do local. "É uma forma de continuar com os atendimentos, já que muitas pessoas não estão ficando em casa. Então, estamos contingenciando os atendimentos para prevenir a contaminação do vírus", disse.
A entrada na agências é feita em dupla: a cada dois clientes que saem, dois entram, por exemplo. Os funcionários no interior da agência também já estão separados em equipes. Porém , o expediente ainda de contenção não foi adotado por todos os bancos.
Pereira destacou que muitos bancos reduziram o número de empregados para trabalhar com atendimentos alternados, fora os que se encaixam nos grupos de risco, que já foram designados para trabalhar em casa.
"A partir da semana que vem, os bancos que possuem mais de uma agência, encerrarão temporariamente os serviços em algumas unidades para não ter tantas agências funcionando. Ainda não temos a relação dos bancos, mas a medida serve para não colocar em risco a saúde do trabalhador e do cliente", disse Pereira.
Muitos dos serviços feitos nas agências podem ser resolvidos pelos aplicativos, mas a categoria esbarra na falta de informação de alguns clientes sobre esses meio alternativos de atendimento. "As agências têm potencial de transmissão do coronavírus por conta dos serviços e dos atendimentos. Então, só vá ao banco se for extremamente necessário", pediu o presidente.
Feiras e bares
Em Mogi das Cruzes, a feiras livres de Braz Cubas, Jundiapeba e do Cobal, realizada no Mercado do Produtor, no bairro Vila Mogilar, passarão por um teste amanhã. Caso os espaços estejam muito cheios, desrespeitando o limite de espaço entre as barracas, a realização das feiras estarão suspensas, segundo informação passada ontem pelo prefeito de Mogi, Marcus Melo (PSDB)
Já os comércios como bares, casas noturnas, adegas e tabacarias já estão com o funcionamento suspensos e por tempo indeterminado.
*Texto supervisionado pelo editor.