A Secretaria Municipal de Saúde deverá diminuir pela metade o tempo de espera para agendamento de exames laboratoriais, passando de 60 para 30 dias, a partir da data do pedido. Os exames laboratoriais ou de análises clínicas são solicitados por médicos e outros profissionais de saúde para confirmar suspeita de doenças, realizar acompanhamento de tratamentos ou avaliações de rotina.
Em 2019, a secretaria realizou 1.114.710 exames laboratoriais, número que representa um pequeno aumento em relação aos anos anteriores (veja quadro). As análises são realizadas pelo Laboratório Municipal de Exames Diagnósticos, que atende a demanda de exames laboratoriais das unidades municipais. O trabalho começou com o atendimento restrito à Rede Básica, mas atualmente atende também as unidades de Pronto Atendimento, garantindo a mesma qualidade a todos os pacientes assistidos pelo Sistema Integrado de Saúde (SIS).
O Laboratório Municipal funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana, inclusive sábados, domingos e feriados, e oferece 427 tipos diferentes de procedimentos, dos quais 79 são exames especiais, realizados na própria unidade, como curva glicêmica e espermograma. Entre os recursos existentes está o Alerta de Pânico para exames alterados, possibilitando rápido agendamento de uma consulta para o paciente em casos de emergência.
Além da qualidade no atendimento, a implantação do laboratório possibilitou outros avanços, como a visualização de resultados de exames de forma prática e ágil; veículos 24 horas por dia com logística de transporte adequado e interligado para retirada de amostras; além de acompanhamento informatizado dos materiais processados.