Depois do recesso de final de ano, a Câmara Municipal de Mogi das Cruzes inicia hoje o ano legislativo de 2020, às 14 horas, com a primeira sessão ordinária, que contará com as exposições das comissões permanentes da Casa de Leis. Os presidentes e relatores serão escolhidos posteriormente pelos membros de cada grupo, durante o dia.
O atual presidente do Legislativo, Sadao Sakai (PL), apontou que as comissões permanentes deste ano, serão as mesmas nove do ano passado. Durante o começo de 2020, os 23 vereadores se reuniram com Sakai para discutir as escolhas das novas comissões, já que os vereadores atuam nas áreas em que mais têm conhecimento, em que foi decidido manter o mesmo padrão de 2019.
"A expectativa é que 2020 seja um ano de muito trabalho, mesmo tratando-se de ano eleitoral. Na primeira sessão ordinária que será realizada, abriremos o ano legislativo no Plenário da Câmara Municipal de Mogi das Cruzes, com a presença do prefeito Marcus Melo (PSDB)", disse o presidente.
O parlamentar também apontou que já autorizou a Secretaria Geral Legislativa a adotar os procedimentos necessários para a abertura do certame licitatório para o projeto da Câmara Digital, visando a contratação de empresa especializada para a informatização do trâmite dos processos legislativos.
Das comissões permanentes de 2020, ficará a de Justiça e Redação; Finanças e Orçamento; Obras, Habitação, Meio Ambiente, Urbanismo e Semae; Transportes e Segurança Pública; Educação; Cultura, Esporte e Turismo; Indústria, Comércio, Agricultura e Direito do Consumidor; Saúde, Zoonose e Bem Estar Animal; Assistência Social, Cidadania e Direitos Humanos; e o Conselho de Ética e Decoro Parlamentar.
Dos membros já definidos dos grupos, o destaque é para a comissão de Saúde, que poderá ter o vereador Francisco Bezerra (PSB), como presidente, retornando ao cargo deixado em 2018, após ter chefiado a Secretaria de Saúde.
Mesa diretiva
No ano passado, a votação para comandar a mesa diretiva elegeu Sakai como presidente e para primeiro vice-presidente, o parlamentar Diego Martins (MDB), o Diegão. Segundo vice-presidente, Claudio Myiake (PSDB). Como primeiro e segundo secretários, os parlamentares Protássio Nogueira (PSD) e Edson Santos (PSD), respectivamente.
*Texto supervisionado pelo editor.