Uma média de 66 placas de trânsito foi elaborada por mês, no município de Mogi das Cruzes, totalizando 792 sinalizações no ano passado, entre manutenções e novas implantações. O trabalho de confecção dos acessórios é realizado por apenas dois funcionários da Secretaria de Transportes, que já produziram 90% de todos os tipos de indicação da cidade.
Os profissionais Edson Antonio Xavier e João Vianney Cabral trabalham na secretaria há mais de 30 anos no mesmo setor. Segundo a dupla, o trabalho é simples de ser elaborado, mas precisa de empenho e também atentar para os detalhes. "Temos de trabalhar perfeitamente, pois qualquer coisa que acontece com a placa é um possível acidente que acontece na via", disse Cabral.
Antigamente, as placas eram pintadas uma por uma, se tornando um trabalho árduo e cansativo, mas atualmente, os modelos em sua maioria são feitos por meio de uma chapa metálica, que é enviada para o setor. "Antes o trabalho era bem braçal, nós tínhamos de pintar cada sinalização. Hoje, nós conseguimos utilizar equipamentos que facilitam na produção", explicou Xavier.
Conforme as chapas são entregues, os dois profissionais analisam a demanda solicitada e começam a elaborar os adesivos que são afixados ao molde. A quantidade de itens produzidos diariamente varia de acordo com a demanda, mas, segundo os profissionais, a maioria das placas que são solicitadas é de regulamentação, modelos que indicam obrigações, proibições e limitações definidas para as vias.
Em seguida, vêm as placas indicativas, que orientam os motoristas sobre as entradas das ruas e bairros; as placas de advertência, que indicam aos condutores de possíveis perigos à frente; e, por último, as placas de logradouros, que identificam as ruas.
Com as placas feitas, uma equipe da Secretaria de Transportes recolhe as novas unidades para cuidar da colocação. Marcelo Benedito Rocha trabalha na secretaria com a instalação das unidades. "O trabalho é muito dinâmico, temos de observar tudo em questão de sinalização. Às vezes, começamos uma colocação, mas a posição não fica tão boa para um motorista ou um pedestre. Então, precisamos refazer até encontrar um local visível para todos", relatou o funcionário.
As instalações e manutenções são diárias e realizadas em todo o município, tanto nas zonas rurais como em áreas urbanas. A restauração também é feita a partir de demandas dos moradores e da própria equipe.
A população pode registrar solicitações ou reclamações sobre sinalização de trânsito pelo telefone 156, da Ouvidoria Municipal.
*Texto supervisionado pelo editor.